Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
A partir desta quarta-feira (17), as Unidades Básicas de Saúde de Sorriso passam a disponibilizar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ampliando a proteção de bebês desde os primeiros dias de vida. A imunização é gratuita e destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade para a mãe.
O VSR é um dos principais causadores da bronquiolite, uma inflamação dos bronquíolos que atinge principalmente bebês e crianças pequenas, podendo provocar pneumonia e dificuldade respiratória em épocas de sazonalidade, e em casos mais graves, levar à internação. A gravidade da doença (morbimortalidade) é ainda maior em bebês prematuros e naqueles com condições preexistentes, como cardiopatias congênitas ou doença pulmonar crônica.
Segundo a coordenadora da Central de Imunização do município, Kátia Dal Prá, a inclusão da vacina representa um avanço significativo na prevenção de doenças respiratórias na primeira infância. O benefício se dá porque, ao vacinar uma gestante, os anticorpos são transferidos ao bebê ainda no útero.
"A vacina contra o VSR é uma grande aliada no cuidado com os bebês, pois garante proteção imediata e contribui para a redução de internações hospitalares. Ao imunizar uma gestante, conseguimos proteger o recém-nascido quando ele é mais vulnerável às complicações respiratórias", enfatiza Kátia.
A recomendação é de dose única para cada nova gestação. O imunizante está disponível em todas as salas de vacinação do Município, reforçando as ações de prevenção, o cuidado materno-infantil e a proteção da vida desde a fase inicial.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).