Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
Visando intensificar a atuação em estratégias de promoção e prevenção da saúde, nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária, está realizando a Campanha Extraturno, promovendo atendimentos em horário alternativo para pacientes que têm dificuldade em procurar os serviços no horário comercial.
Durante os plantões estendidos, serão ofertadas consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, além da aplicação de vacinas. O horário estendido iniciou nesta terça-feira (26), na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador João Carlos Zimmermann, no Mário Raiter e segue ao longo da semana em outras unidades de saúde.
Nesta quarta-feira (27), mais unidades estarão de portas abertas das 17h às 21h, sendo elas: Benjamin Raiser, São José, Bom Jesus, Jardim Carolina, São Domingos, Rota do Sol, Nova Aliança, União, Morada do Bosque, Distrito de Primaveral, Vila Bela, São Mateus e Anézia Biazin.
Já no sábado (30), outras cinco unidades funcionarão em horário especial, das 13h às 17h: Bela Vista, Jardim Primavera, Ana Néri, Centro Sul e Jardim Aurora.
A coordenadora da Atenção Primária, Cátia Luciano, salienta que os atendimentos serão realizados por agendamento, por meio do Agente Comunitário de Saúde.
A orientação é que a população procure o seu agente para obter mais informações. Estamos organizando esses atendimentos justamente para ampliar o acesso da comunidade a esses serviços. Abriremos as portas em períodos diferenciados, conseguiremos oferecer mais oportunidades para que a população possa se vacinar, consultar e ficar em dia com sua saúde”, destaca.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).