O Integrar foi planejado pela gestão pública de Sorriso para atender crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental. Segundo o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, trata-se de um modelo terapêutico diferenciado, que funciona como um serviço ambulatorial, com o atendimento de uma equipe multiprofissional composta por um médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

“É um projeto-piloto, único na região norte de Mato Grosso, e vem agregar valor no atendimento de saúde pública em Sorriso. É um grande avanço, justamente porque o Integrar atuará em conjunto com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e, naturalmente, com o público infantojuvenil”, assegura o médico psiquiatra Fábio Junior da Silva.

Assim que recebemos a demanda do projeto demos o aval para que pudesse ser realidade em nosso município. Agradeço a todos da Rede de Apoio Psicossocial e ao Judiciário, de forma especial, que tem nos apoiado em ações que beneficiam a sociedade”, aponta o prefeito Ari Lafin.

A proposta do Integrar é assegurar e promover o acolhimento, tratamento e a inclusão social de crianças e adolescentes. A inauguração do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, no dia 31 de janeiro, foi prestigiada também pelo vice-prefeito, Gerson Bicego, secretários municipais, vereadores e representantes das entidades ligadas à saúde mental. O paciente para ser atendido deve ser residente e domiciliado em Sorriso, com idade entre três e 17 anos. O acolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h. Para ser atendido no Integrar, o paciente deve antes passar pela avaliação dos profissionais de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que avaliam o caso e encaminham para o Integrar de acordo com a necessidade de cada caso.