Metodologia do programa parte da expedição investigativa para a construção do conhecimento

Com foco na cidadania e na cooperação, o programa “União faz a vida”, é desenvolvido nas escolas municipais Valter Leite Pereira e Rui Barbosa há dois anos. O projeto que conta com a parceria da Cooperativa Sicredi, reuniu ontem (06), a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e das duas unidades escolares para um resgate dos princípios pedagógicos da proposta com a assessora pedagógica do programa, Jussara Seron.

Jussara pontuou que o programa consolida princípios de uma prática pedagógica cooperativa, ética, justa e igualitária nas escolas. “Nesse modelo, todos os sujeitos são participantes do processo”, diz. Conforme ela, na construção do União faz a vida no ambiente escolar, há uma assembléia de grupos, para a comunhão de idéias e todos sentem satisfação em fazer parte da comunidade escolar e contribuir com a construção do conhecimento.

Desse modo, os educadores se sentem motivados para a cidadania vivida e não somente divulgada, “perpassando os ensinamentos escolares, desde os históricos documentados, até a confecção da Mostra Pedagógica, elaborada por alunos e professores”, acrescenta.

Quem vive o dia a dia do programa na escola, como a coordenadora pedagógica da Escola Valter Leite, Maria de Fátima Cuco Betucini, ressalta que são dois anos de uma nova metodologia de ensino. “Essa metodologia valoriza o querer saber do aluno e temos uma situação de participação total e de aprendizagem espontânea. É gratificante”, conta.

Fátima destaca que a unidade está em contínua adaptação e aprendizado com o programa. São 490 alunos do 1º ao 8º anos e 35 professores envolvidos de forma interdisciplinar. “O programa parte sempre de uma expedição. No ano passado visitamos locais como o CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), Rodoviária, mercado; para esse ano temos em nosso projeto visitar locais como a Câmara de Vereadores, a rede de esgoto da cidade, entre outros”, conta.

Já na Escola Valter leite, a coordenadora Simone Macieiski Nicolak, pontua que em 2016, foram desenvolvidos 18 projetos com cerca de 600 crianças do Pré I ao 4º ano do ensino fundamental. “Para esse ano, temos uma formação específica já agendada com a Jussara na escola para o dia 04 de julho”, pontua Simone.

A coordenadora dos projetos na Semec, Ivanete Ferro, ressalta que como a metodologia é diferenciada e leva em conta o querer dos estudantes, “o processo do ensino/aprendizagem se dá uma maneira colaborativa e produtiva, muito empolgante e envolvente”.

Ainda na formação de ontem, o assessor de programas sociais da Sicredi Celeiro, Valter dos Reis, lembrou que o União faz a vida tem como base a educação de crianças e adolescentes com dois princípios “cooperação e cidadania”.

A metodologia pedagógica que guia o programa são os projetos executados a partir da expedição investigativa, que prevê a construção do conhecimento que parte dos próprios alunos com a mediação do educador.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler destaca que o programa engaja pais, parceiros e comunidades em causas da educação e cidadania. A iniciativa beneficia em Mato Grosso 221 escolas públicas de 22 diferentes municípios com diversos projetos educacionais, com 68.042 estudantes cadastrados.

O União faz a vida iniciou há 22 anos atrás, no Rio Grande do Sul, e hoje atende 219.866 crianças distribuídas em 274 municípios brasileiros e é mundialmente conhecido.