A sexta-feira (10) foi especialmente dedicada às discussões sobre segurança em Sorriso. A primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que já constava na agenda da Administração Municipal, coincidiu com a “Caminhada pela Paz”, manifestação popular motivada por pessoas vítimas de violência no município. “Convocamos representantes de todas as forças de segurança do município, assim como do Judiciário e do Ministério Público e reestruturamos a composição do grupo, o que deve ser oficializado por meio de decreto a partir da próxima quarta-feira”, explicou o prefeito, Ari Lafin, reforçando que o anseio mostrado pela população hoje durante a caminhada é o mesmo de todas as autoridades. “Mesmo sabendo de todas as dificuldades que vem sendo enfrentadas pelo Governo do Estado, é o momento de nos unirmos para fazer o melhor por nossa população”, conclamou.

A soma de esforços entre as várias esferas ligadas à segurança no município deve ser percebida nos próximos dias, visto que na reunião, ocorrida na sala de reuniões do Paço Municipal,  foi definida a realização de ações do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) nos próximos dias, antes mesmo da instalação definitiva da instituição no município, o que deve se concretizar em maio.

Quem assumiu a coordenação executiva do GGI foi o Comandante do 12.º Batalhão da PM em Sorriso, Major Jorge Almeida. “Esta foi a primeira reunião de trabalho deste ano e, com reuniões quinzenais, devemos fortalecer nossa atuação, visto que contamos com apoio de todas as forças de segurança, do Ministério Público e do Judiciário”, destacou, comentando ainda o apoio que vem recebido do 3.º Comando Regional da PM em Sinop, sob responsabilidade do tenente-coronel Valter Luiz Razera, presente na reunião. Segundo Almeida, com o apoio de Razera, foi possível estruturar em Sorriso o Comando de Ação Rápida (CAR) e duas guarnições de grupo de apoio, que atuam da mesma forma que a Força Tática.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Gavasso, a reunião ajuda a consolidar as ações de enfrentamento à violência do município. “Estamos todos preocupados com essa situação e esta reunião de hoje, somada a outras ações que já vem sendo realizadas, mostra a disposição da Câmara de Vereadores em colaborar para uma solução”, comenta o vereador.

A reunião contou ainda com a presença de servidores municipais, representantes do Ministério Público, da Defensoria, do Judiciário e de todas as instituições ligadas à segurança. A promotora de Justiça Élide Manzini de Campos reforçou a importância da ressocialização e da reinserção de reeducandos no mercado de trabalho para o efetivo combate à criminalidade. Nos últimos dois anos, o projeto Formar para Socializar, realizado por meio de parceria entre Prefeitura, Senai e Ministério Público, veio justamente para viabilizar a formação social de adolescentes em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema penitenciário e àqueles que ainda não sofreram condenação, mas já respondem pela prática de algum crime. A intenção, segundo ela, é dar andamento a esta iniciativa.