Prefeitura conseguiu aumentar o piso pago aos servidores e cooperados

Foi concluído ontem (6), às 20h30, o processo licitatório para contratação de serviços terceirizados para a Prefeitura de Sorriso. Após mais de 12 horas de licitação, a disputa terminou com três empresas vencedoras, sendo duas cooperativas e uma empresa terceirizada.

Segundo o secretário municipal de Administração, Estevam Húngaro, 10 empresas participaram do processo. “Fizemos uma ampla divulgação da licitação e conseguimos atrair 10 empresas para participarem do processo. A licitação foi feita por itens, sendo assim, as empresas disputaram cada item na modalidade de menor preço”, esclarece o secretário.

Três empresas venceram o certame, sendo duas cooperativas, Cooperservs e Coopervale, e uma empresa que oferta serviços terceirizados, a Ideal. Estiveram em disputa as atividades de auxiliar de reparo e conservação; auxiliar de cozinha; auxiliar de serviços gerais; auxiliar operacional e logística; coletor de detritos diurno e noturno; oficial de serviços gerais e servente de limpeza I e II.

Estevam explica que o novo edital, elaborado pela equipe do Departamento de Licitação da Prefeitura de Sorriso, estabeleceu regras que visavam garantir melhores salários para os servidores e cooperados. Além da garantia de melhores salários, o processo licitatório ainda conseguiu manter quase mesmo valor investido pela Administração Municipal no ano passado.

“A pedido do prefeito Ari Lafin, nessa licitação buscamos criar um piso salarial para esses servidores. Este também era um apelo da população e dos vereadores, que questionavam esse assunto de ordenados abaixo do salário mínimo. A partir de agora, o servente de limpeza I, por exemplo, terá que receber, no mínimo, R$ 1.064 por 168 horas de trabalho. Hoje eles ganham em torno de R$ 800 pelas mesmas horas trabalhadas. Iremos exigir que as empresas terceirizadas cumpram o que consta no edital e que esse piso seja respeitado”, frisa o secretário.