Após tratativa entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Sorriso, foi autorizada a reabertura temporária da ponte sobre o rio Teles Pires, localizada na MT-560. A medida, de caráter emergencial, visa amenizar os impactos e facilitar a passagem, especialmente, para as 350 famílias que moram na comunidade Pontal do Verde, bem como, para aqueles cujo trajeto até o município de Tapurah, depende da via.

Diante da urgência da situação, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, esteve em Cuiabá para uma reunião técnica com o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra – MT), Marcelo de Oliveira. O encontro resultou em um entendimento que autoriza o uso controlado e seguro da ponte.

“Quero agradecer ao Marcelo, que nos atendeu prontamente para viabilizar esse entendimento, permitindo a autorização para a abertura. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias da região do Pontal do Verde e por todos que dependem da ponte sobre o rio Teles Pires.

O tráfego será liberado com restrições e cuidados especiais para garantir a segurança dos usuários. Apenas veículos de passeio, motocicletas, bicicletas e pedestres terão permissão para atravessar a ponte, que continuará operando em sistema de mão única alternada. A sinalização no local, será reforçada.

Como parte do plano de ação emergencial, serão instaladas manilhas nos dois lados da ponte e haverá umidificação constante do solo no entorno. As medidas também têm como objetivo, garantir a segurança dos trabalhadores que atuam na construção da nova ponte, cuja entrega está prevista para novembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Saneamento, já está no local para oferecer todo o suporte necessário às ações emergenciais.

A abertura da ponte também permitirá a realização do 17º Festival de Pesca Zé Aragão, que ocorrerá neste fim de semana, nos dias 16 e 17 de agosto. O evento, um dos maiores do Mato Grosso, integra o calendário oficial do município e deve impulsionar o turismo local, com expectativa de atrair mais de 1,5 mil pessoas e movimentar aproximadamente R$ 1 milhão na economia de Sorriso.