O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Professora e tradutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Prefeitura Municipal de Sorriso, Ataice Borges vivia uma rotina bem intensa, lecionando LIBRAS para cinco turmas de alunos (com mais de 150 pessoas aprendendo a se comunicar com os surdos por meio das mãos), orientando, no Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial de Sorriso (Cemais),os estagiários que acompanham alunos especiais nas escolas da rede municipal de Educação, atuando como tutora em uma faculdade, além de fazer as traduções para a Prefeitura sempre que necessário.
Com a pandemia por conta do novo Coronavírus, não foi mais possível, por exemplo, dar continuidade às aulas presenciais, entre outras mudanças na rotina da professora. Mas para garantir que os alunos continuassem o processo e não “travassem” as mãos, Ataice resolveu se aventurar no mundo virtual e criou o canal “Libras com Ataice Borges” no You Tube. “O objetivo inicial era que as turmas não parassem de estudar e perdessem o desenvolvimento que já tinham alcançado, mas com o canal foi possível estender as aulas a todas as pessoas que também estão aprendendo e querem praticar”.
Ataice lembra que até mesmo quem não tem conhecimento da língua pode começar a aprender com os vídeos, utilizando o tempo de reclusão por conta do novo Coronavírus de maneira produtiva. “É muito importante fazer a higiene correta das mãos, e, por alguns minutos, se concentrar nas atividades, o que vai resultar no aprendizado de uma língua que permite a comunicação com os surdos, mas também aliviar, por alguns momentos, a tensão provocada pela pandemia”, reforça.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).