Nesta quarta (25) e quinta-feira (26) haverá encerramento dos projetos sociais realizados no Residencial São Francisco e no Residencial Santa Cecília, localizado no Distrito de Boa Esperança. As capacitações integram o trabalho desenvolvido pelo Governo Federal, com o apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria da Cidade, em conjuntos habitacionais construídos pelo Programa Federal Minha Casa Minha Vida.

Amanhã, a partir das 17h30, na Rua Gravataí, os moradores do Residencial São Francisco poderão participar de um torneio de futebol e, em seguida, haverá uma extensa programação que marcará o encerramento dos projetos realizados com as 248 famílias que residem no bairro.

Na quinta-feira será a vez dos moradores do Residencial Santa Cecília participarem do encerramento, que está marcado para as 19 horas, na Escola Municipal Boa Esperança. Na ocasião haverá amostra dos produtos fabricados durante os cursos, que abrangeram as 80 famílias que residem no residencial.

Desde junho de 2017, profissionais da empresa Engearte, contratada por meio de licitação para a execução do projeto, desenvolvem atividades ligadas à mobilização comunitária. Na programação, estiveram palestras com temáticas voltadas à alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, cuidados com a residência e com o bairro, tolerância e respeito à diversidade, preservação ambiental, planejamento financeiro, e combate e prevenção ao uso de drogas.

Os moradores também participaram de cursos de qualificação voltados à geração de renda. Para tanto, foram ministrados cursos de informática básica, em parceria com o Cenaic; manicure e pedicure, em parceria com o Cenaic; e fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza; artesanatos como patchcolagem e biscuit; além de fabricação caseira de doces e salgados.

O Projeto de Trabalho Social integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida, viabilizado financeiramente, nestes dois residenciais, por meio da Caixa Econômica Federal. A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Cidade, é parceira da iniciativa. Coube à Administração o acompanhamento do trabalho social, de forma a ofertar às famílias beneficiadas pelo programa habitacional oportunidades de melhoria da qualidade de vida.