Partilhar com a sociedade o resultado do trabalho desenvolvido por associações filantrópicas do município que contam com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É esse o objetivo do evento que será promovido a partir das 19 horas de hoje (10), no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi.

Aberto à participação popular, no evento também será proferida uma palestra pelo contador Paulo Silvestro, que falará aos participantes como funciona o mecanismo para destinação do imposto de renda devido para o CMDCA. Para as pessoas físicas, é possível destinar até 6% do imposto devido, enquanto que para empresas, esta margem é de 1%. Em 2018, o CMDCA conseguiu arrecadar R$ 235.559,75 exclusivamente com a destinação do imposto.

O valor repassado pela Administração Municipal de Sorriso para que o CMDCA distribua entre as instituições filantrópicas do município é bem superior a este montante. No dia 18 de março deste ano, foram assinados termos de fomento com quatro instituições. No total, foram repassados R$ 896.845, distribuídos da seguinte maneira:

·         Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, repasse de R$ 96.965,00. Além desse valor, a Prefeitura Municipal também mantém um termo de fomento no valor de R$ 1,4 milhão com a Apae para 2019;
·         Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente do Jardim Amazônia - Mãezinha do Céu, repasse de R$ 310.000,00;
·         Associação dos Amigos da Criança e do Adolescente de Sorriso – Paróquia São Pedro, repasse de R$ 193.600,00;
·         Centro Social São Francisco de Assis – Lar São Francisco, repasse de R$ 296.280,00.

Na sexta-feira (8), a Associação dos Amigos da Criança e do Adolescente de Sorriso, ligada à Paróquia São Pedro, recebeu mais R$ 40.700 em recursos do CMDCA. Os recursos, frutos do repasse do IR, serão destinados à aquisição de uma brinquedoteca funcional para as crianças atendidas pela instituição.

“Hoje à noite teremos a oportunidade de mostrar o resultado da aplicação destes recursos nas instituições, o quanto estes agregam positivamente na vida das crianças e dos adolescentes atendidos”, comenta a presidente do CMDCA, Elizete Rodrigues Campagnolo.

A secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro, explica que o trabalho desenvolvido pelas instituições potencializa as ações promovidas pela Secretaria. “Ao destinarmos recursos para estas instituições, acabamos multiplicando o trabalho social desenvolvido em Sorriso, ampliando a rede de famílias atendidas, visto que a ação desenvolvida junto às crianças e aos adolescentes traz um efeito positivo para todos os integrantes do núcleo familiar”, reforça.