Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Em meio à tranquilidade da natureza, o Horto Florestal se transformou, nesta sexta-feira (07), em um espaço de diálogo e cuidado com a saúde masculina. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES), integrou a programação do Novembro Azul, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde integral do homem.
A programação incluiu aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos e uma roda de conversa sobre cuidados preventivos e qualidade de vida. O encontro ressaltou a importância do papel da educação na promoção da saúde, além da escuta, do acolhimento e da quebra de tabus sobre o autocuidado masculino.
Coordenador de Iniciação Científica da Faculdade Atenas, Bruno Jonas Halberg, defende o papel do trabalho educativo durante as ações. “Sabemos que ainda é um grande desafio desconstruir os preconceitos que persistem na sociedade. Muitas vezes, o tabu em torno da saúde masculina está enraizado em questões culturais e de masculinidade que precisamos desmistificar. Hoje, contamos com diferentes formas de rastreamento precoce das alterações na próstata, o exame de sangue é uma delas, e o exame de toque é indicado apenas em situações específicas”, ressaltou.
Entre os participantes, Leandro dos Santos, assistente geral do Horto Florestal, que compartilhou um depoimento pessoal emocionante sobre a importância de cuidar da saúde. Ele acredita que muitas pessoas associam o Novembro Azul somente ao câncer de próstata, quando, na verdade, o cuidado com a saúde do homem é muito mais amplo.
“Tenho 41 anos, sou pai de três meninas e, antes mesmo de ser pai, enfrentei um problema sério de saúde. Hoje, procuro equilibrar meu trabalho e minha vida sempre com esse olhar para o cuidado, pensando na minha família e na importância de estar bem para eles. Ainda há muito preconceito, muitos acham que o Novembro Azul é só sobre o câncer de próstata, mas cuidar da saúde do homem vai muito além disso.”
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, destacou que o compromisso da gestão é fazer com que o cuidado com a saúde aconteça de forma contínua, e não apenas em períodos de campanha.
“Queremos que a prevenção faça parte da rotina de cada trabalhador, em todos os momentos do ano. Nosso objetivo é fortalecer essa conscientização, levando informação, acolhimento e cuidado até os espaços de trabalho. e ações como essa ajudam a consolidar uma cultura de cuidado contínuo com a saúde”, destacou Jordani.
A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), com o apoio dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Atenas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).