Projeto irá ofertar 425 vagas profissionalizantes

Promover o acesso à qualificação profissionalizante. Essa é a função do projeto “Formar para socializar”, que terá a renovação do termo de cooperação assinado na próxima quarta-feira (27), às 10h30, no gabinete do prefeito Ari Lafin. O Formar para Socializar é realizado pela Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o apoio da Promotoria Pública, Fórum de Justiça e Câmara de Vereadores. O termo de cooperação conta com investimentos de R$ 350 mil, sendo R$ 175 mil de investimentos diretos da Administração Municipal e R$ 175 mil de recursos do Senai.

A primeira edição do projeto foi realizada em 2016. O programa terá continuidade neste ano e também ao longo de 2018 com a oferta de mais 425 vagas em 17 turmas com formações diferentes. Para quatro cursos – Instalação e manutenção elétrica e predial; Confeiteiro; Pedreiro de alvenaria e Promotor de vendas; as matrículas devem abrir no dia 28 de setembro e se estender até o dia 06 de outubro. Os interessados em participar desses cursos podem procurar a Secretaria de Assistência Social, no horário das 7h às 13h, para realizar a inscrição. Os cursos são gratuitos e são ofertadas 25 vagas em cada formação.

Para se inscrever no curso de Instalação e manutenção elétrica e predial, o interessado precisa ter idade mínima de 18 anos e escolaridade mínima do 6.º ano (antiga 5ª série), serão 120 horas de formação. Para o curso de Confeiteiro é exigida idade mínima de 16 anos e ser alfabetizado, serão 160 horas de formação. Para Pedreiro de alvenaria é necessário idade mínima de 18 anos e o Ensino Fundamental I completo (antigo 1º ao 5º ano), são 160 horas de curso. E por fim, para o curso de Promotor de vendas é necessário idade mínima de 15 anos e o candidato pode estar cursando o Ensino Fundamental II (antigo 5º ao 8º ano), também serão 160 horas de curso. Para a matrícula também é necessário apresentar RG, CPF e comprovante atual de residência, isso é, dos últimos três meses.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pontua que o objetivo principal do ‘Formar para socializar’ é promover a inserção dos jovens na sociedade, por meio da qualificação profissional, com enfoque em diversas áreas da indústria, a fim de proporcionar conhecimento e fortalecer o empreendedorismo. “Como o programa é vital nesse sentido, vamos ofertar vários cursos, em um total de 17 turmas até o final de 2018. Os cursos abordam as mais diversas áreas da indústria e também do empreendedorismo”, explicou.

Serviço:

O que: assinatura do termo de cooperação “Formar para Socializar”

Data e horário: 27 de setembro, às 10h30

Local: gabinete do prefeito