Ação conjunta deve facilitar a comunicação de vacinação contra a aftosa

Para facilitar a comunicação da vacinação do gado bovino contra a febre aftosa no Distrito de Boa Esperança e evitar que os pecuaristas tenham de se deslocar cerca de 140 km até a sede do órgão em Sorriso para apresentar a documentação, técnicos do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) estarão na Subprefeitura do Distrito nesta sexta-feira (26), das 8h30 às 17 horas.

A data final para a comunicação da vacinação ao Indea é 12 de junho, mas, neste caso, somente nos escritórios locais do Indea.  A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Em 2017, as etapas de vacinação contra febre aftosa foram invertidas em Mato Grosso, uma demanda antiga do setor, devido à dificuldade de manejo do rebanho no mês de novembro, período de maior incidência de chuva. Na primeira etapa, que compreende o período de 1º a 31 de maio, passa a ser obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, de mamando a caducando, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense.

Segundo o subprefeito de Sorriso no Distrito, Calebe Francesco Francio, o objetivo desta ação conjunta entre o Indea é facilitar o atendimento aos pecuaristas e contribuir de forma direta para a preservação da saúde dos rebanhos.

É justamente esta a meta do Indea, destaca a médica veterinária Danielle Macedo, reforçando que, se até 2020, Mato Grosso seguir sem registros de casos de febre aftosa, a partir de 2021 será possível que o Estado possa ser considerado “livre de febre aftosa sem vacinação”, o que gera impactos positivos em toda a cadeia produtiva.