Na substituição do piso antigo, de cerâmica, que já estava bem desgastado pelo tempo e pela grande circulação de pessoas no ambiente, foram investidos mais de R$ 120 mil na reforma de 1.313,53 m². Agora, toda esta área conta com piso do tipo granelite e sinalização podotátil. “Certamente é um ganho em agilidade na hora da limpeza e também de bem-estar para alunos e servidores da escola, que contam com um ambiente mais limpo e agradável”, explica a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Korbes Drechsler, acrescentando que o processo está sendo finalizado e feito no período noturno, para não atrapalhar a rotina das aulas.

A representante da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Ivete, Cleandra Inês Pasquali, lembra que semanalmente se descolavam cerâmicas do piso antigo. “O piso já estava ficando até colorido, pois havia muita dificuldade em se encontrar a mesma cerâmica usada inicialmente”, relata, acrescentando que a APM da Ivete sempre trabalhou de forma intensa para manter o ambiente escolar em boas condições, no entanto, havia a necessidade de uma reforma na parte estrutural da unidade, não só pela questão do conforto, mas principalmente pela segurança dos alunos

“Não era perceptível o quanto estávamos vulneráveis em nossa base, com  caibros comidos por cupins e forro de sala de aula com partes podres, por conta de muita chuva”, relata a representante, lembrando que os reparos sempre eram promovidos, mas havia a necessidade da substituição da cobertura”, destaca ela, acrescentando ainda que, no período das chuvas, as crianças do Infantil precisavam fazer o lanche em sala de aula, pois entrava água no pátio, mesmo com a cobertura que havia.

Agora, com a intervenção na ala infantil, todas as salas de aula contam com novas portas, janelas e o telhado também foi substituído. A reforma nesta ala está sendo executada por servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que também contam, nos mutirões nos fins de semana, com mão-de-obra de reeducandos.

Seguem em obras ainda a cozinha, a sala dos professores e o banheiro desta ala. “Estes serviços estão sendo conduzidos durante o dia, mas com isolamento, para garantir a segurança dos alunos”, reforça.  De acordo com dados da pasta, até o momento, somente em materiais, a Prefeitura investiu mais de R$ 143 mil nesta reforma.

As melhorias na Escola Ivete, que foi inaugurada em dezembro de 1992, incluem ainda a construção de uma nova lavanderia, um almoxarifado e um depósito. Neste pacote, também está inclusa a ampliação da cozinha e a adequação do banheiro.

O trabalho desenvolvido na unidade integra o projeto Revitalização, por meio do qual a Prefeitura vem reformando prédios públicos com a utilização de mão-de-obra própria.