Em Sorriso, 163 profissionais se inscreveram para participar do curso, que contará com uma carga horária de 1.200 horas.  Os módulos serão semipresenciais, ou seja, todas as aulas em formato de Ensino à Distância (online), com duas aulas presenciais por mês, realizadas nas cidades polos. A capacitação é voltada exclusivamente para os ACS e ACE que possuem ensino médio completo e atuam no município.

Segundo Carlos Eduardo Santos, relator da Câmara Setorial Temática (CST) da ALMT, os participantes terão direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores online e presencial, além de aulas práticas. “Ao final do curso, previsto para novembro, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)”, explica.

O prefeito em exercício ressalta a importância da qualificação profissional e da valorização do servidor público. “Devemos valorizar esses profissionais que tem uma importância ímpar na garantia do bem estar de toda a nossa cidade. Quero parabenizar e agradecer o vereador Zé da Pantanal por ter abraçado esse projeto, pois acreditamos que investir em conhecimento e qualificar os nossos servidores é a melhor forma de os valorizarmos”, pontua Gerson Bicego.

Para o secretário Adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, a qualificação dos profissionais trará reflexos positivos para toda a sociedade. “Os agentes de saúde e endêmicos têm um importante papel social ao levar informações, orientações e identificar as primeiras necessidades das famílias. Com a qualificação, estamos dando mais ferramentas de trabalho para que eles, de forma pró-ativa, realizem suas funções diariamente, como atores importantes para a obtenção de resultados positivos”.

Ainda estiveram presentes na reunião o secretário de Governo, Hilton Polesello, o vereador Zé da Pantanal, a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, Melissa Siqueira Vilela, o assessor jurídico do projeto, Sávio Cavallari, e as Agentes Comunitários de Saúde, Elisandra Mara Lauxen e Tatiane Puhl dos Santos.