A Praça da Juventude vai ficar mais doce na quinta e na sexta-feira (14 e 15). É que, mais uma vez, o local recebe a Feira do Mel, que estará aberta das 7h às 19 horas. Segundo o representante da Associação de Apicultores de Sorriso (Apis Sorriso), Lidenor Bacca, será possível adquirir o mel centrifugado, o mel em favo e derivados. Produtos que tem o mel como ingrediente de destaque também serão colocados à venda, como bolos, bolachas e o tradicional pão de mel.

Em uma safra de intensa florada, a expectativa é muito boa por parte de Bacca. Segundo ele, a colheita deve ser possível até janeiro do próximo ano, com a possibilidade de que os produtores que integram a Apis alcancem a marca de até 15 toneladas. Todo este mel terá como destino inicial a Casa de Extração do Mel, localizada a 9 km da sede do município, na Fazenda Santa Luzia. No local, que contou com apoio da Administração Municipal de Sorriso para sua instalação e operação, os produtores podem beneficiar o produto e embalar para a venda nos supermercados e lojas especializadas do município.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente, vem estimulando a apicultura no município. Só neste ano, por meio do programa Vitamel, foram entregues 50 caixas com abelhas para agricultores familiares do Assentamento Jonas Pinheiro. Segundo o titular da pasta, Sardi Trevisol, outras 50 estão sendo produzidas e serão entregues em breve. “A apicultura vem se firmando como uma boa opção de atividade complementar, com boas perspectivas de geração de renda no mercado local e regional”, destaca.

Confira alguns benefícios deste alimento, de acordo com o site Minha Vida:

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.

O alimento também conta com ação antioxidante e prebiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, ele é ótima fonte de energia.

O alimento também conta com potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

O sabor, aroma e cor do alimento irão variar de acordo com as floradas, definidas a partir do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Alguns benefícios podem ser mais fortes em determinados tipos do que em outros.