Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Pela primeira vez, pessoas em busca de um atestado para validação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderão passar pela prova em Sorriso. O Atesto, voltado para pessoas que dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas não possuem um certificado emitido por um órgão especializado, será promovido na quarta-feira (9), graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A prova será realizada no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), que funciona no prédio da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, a partir das 13 horas. Ao todo, 24 pessoas, que já se inscreveram para o Atesto, devem passar pela avaliação. A prova seria realizada em abril, mas acabou transferida por conta da pandemia do novo coronavírus.
Conforme as regras, o candidato deve ter concluído o ensino médio, ter idade mínima de 18 anos completos, além de certificações de cursos em libras de no mínimo 200 horas de carga horária. A prova prática será realizada em duas etapas: na primeira o candidato fará a interpretação simultânea da Língua Portuguesa para a Libras com base no texto disponibilizado no site do Casies (www.casies.com.br). Na segunda etapa, o candidato atuará na tradução em Libras para a Língua Portuguesa. Será considerado apto o candidato que obtiver a pontuação final igual ou superior a 7,0.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).