De 18 a 22 de junho, o Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso, será palco da Etapa Teles Pires do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran). Esta é a 15.ª edição do Festival, que é promovido pela 2.ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

No município, a organização da etapa Teles Pires, que é uma etapa regional da competição, está a cargo da Administração Municipal, por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Cultura; e de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. Além de Sorriso, também haverá etapas regionais em Primavera do Leste (Araguaia), Querência (Xingu), Jaciara (Aricá Mirim), Pontes e Lacerda (Guaporé), e Várzea Grande (Cuiabá).

A grande final, quando se reúnem os melhores espetáculos de cada região, será em Cuiabá, de 10 a 14 de setembro. O Fetran é dividido em quatro categorias: Infantil (alunos da  Educação Infantil e  Ensino Fundamental, com idade entre 5 e 11 anos); Infantojuvenil (alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos); Juvenil (Ensino Médio e tecnológico/ profissionalizante, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), independente da idade); e Educação Especial (para escolas e institutos de alunos portadores de necessidades especiais).

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 12 de maio, pelo site www.fetran.com.br. Os temas que os espetáculos devem abordar em cada categoria estão disponíveis no edital da competição, também disponível no site.

“Estamos empenhados em ofertar uma boa estrutura para mostrar o talento dos autores e atores regionais nesta etapa”, destaca a coordenadora do Departamento de Cultura, Luana Castro, lembrando que com a formação ofertada por meio da MT Escola de Teatro no ano passado, a expectativa é de que sejam apresentados excelentes espetáculos.

Para o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita, que é policial rodoviário federal, a iniciativa é muito importante para trabalhar a questão da educação para o trânsito de forma efetiva. “A criança e o jovem que aprendem desde cedo como agir de forma correta no trânsito, certamente se tornarão motoristas prudentes”, reforça.