Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Sorriso sediou Oficina de Planejamento de Vacinação

Publicado em 25 de agosto de 2023 às 08:46

Entre a terça e quinta-feira, dias 22 e 24 de agosto, Sorriso sediou a Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAC).  A Oficina teve como foco aumentar a cobertura vacinal, e, consequentemente diminuir os riscos de transmissão e reintrodução na população de doenças imunopreveníveis.

Durante o evento, foi apresentado um novo modelo de planejamento para as ações de vacinação, facilitando o acesso, diminuindo as barreiras, oportunizando informações de qualidade para minimiza os impactos das fake news e especialmente manter a qualidade dos insumos, desde a produção até a aplicação.

A responsável pelo setor de Imunização do Escritório regional e Saúde (ERS) Sinop, Elaine Alves da Silva, pontua que a Regional Teles Pires inicia o processo de descentralização dessas ações junto aos municípios, o que também acontecerá nas outras regiões, além de realizar a busca ativa de faltosos conforme perfil demográfico, epidemiológico e social com o objetivo de não deixar ninguém sem vacinar.

"Vacinas salvam vidas e a nossa obrigação é oferecer vacina de alta qualidade para toda a população, desde o centro da cidade até as comunidades mais longínquas, para todas as idades; e para isso acontecer é necessário um planejamento muito criterioso, pois as condições climáticas e de logísticas precisam ser consideradas" , frisa Elaine.

A formação foi coordenada pela equipe técnica do Escritório Regional de Saúde de Sinop (Regional Teles Pires). Além do Município sede do evento (Sorriso), representantes de mais 11 municípios da região e mais duas técnicas do Tribunal de Contas do Estado do Mato

Texto: Cátia Luciano com Decom
Fotos: Semsas