Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Entre a terça e quinta-feira, dias 22 e 24 de agosto, Sorriso sediou a Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAC). A Oficina teve como foco aumentar a cobertura vacinal, e, consequentemente diminuir os riscos de transmissão e reintrodução na população de doenças imunopreveníveis.
Durante o evento, foi apresentado um novo modelo de planejamento para as ações de vacinação, facilitando o acesso, diminuindo as barreiras, oportunizando informações de qualidade para minimiza os impactos das fake news e especialmente manter a qualidade dos insumos, desde a produção até a aplicação.
A responsável pelo setor de Imunização do Escritório regional e Saúde (ERS) Sinop, Elaine Alves da Silva, pontua que a Regional Teles Pires inicia o processo de descentralização dessas ações junto aos municípios, o que também acontecerá nas outras regiões, além de realizar a busca ativa de faltosos conforme perfil demográfico, epidemiológico e social com o objetivo de não deixar ninguém sem vacinar.
"Vacinas salvam vidas e a nossa obrigação é oferecer vacina de alta qualidade para toda a população, desde o centro da cidade até as comunidades mais longínquas, para todas as idades; e para isso acontecer é necessário um planejamento muito criterioso, pois as condições climáticas e de logísticas precisam ser consideradas" , frisa Elaine.
A formação foi coordenada pela equipe técnica do Escritório Regional de Saúde de Sinop (Regional Teles Pires). Além do Município sede do evento (Sorriso), representantes de mais 11 municípios da região e mais duas técnicas do Tribunal de Contas do Estado do Mato
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).