Em agosto, Sorriso sediará o maior evento de agricultura sustentável do país. Realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), do Sindicato Rural de Sorriso, CAT – Clube Amigos da Terra – Sorriso/MT e IMAMT – Instituto Mato-grossense do Algodão, o 16º Encontro Nacional de Plantio Direto terá início no dia 1º, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Nesta manhã (6), o prefeito Ari Lafin se reuniu com os organizadores e reforçou a parceria da Administração Municipal na organização e realização do evento. “Este evento virá somar às atividades já aplicadas no município e que nos levaram a receber o título de Capital Nacional do Agronegócio. A Prefeitura é parceira e fará o possível para que o encontro seja um sucesso”, afirma Lafin.

A abertura oficial está prevista para as 8h30 e contará com palestras, debates e mesas redondas. O encerramento das atividades será no dia 3, com minicursos e Dia de Campo.  De acordo com Jônadan Hsuan Min Ma, diretor presidente da Febrapdp, nesta edição são esperados mais de mil participantes entre produtores, assistentes técnicos, consultores, professores, pesquisadores, empresários e estudantes.

“Queremos reunir todos que tenham interesse em apresentar resultados, debater e informar-se sobre os avanços tecnológicos, aplicações, novos rumos das pesquisas na área do Sistema Plantio Direto. Esperamos que, por meio de Sorriso, haja esse chamamento para o agricultor se atentar mais a desenvolver uma agricultura sustentável, uma agricultura que garanta as próximas gerações, com rentabilidade e crescimento”, pontua.

Jônadan explica ainda que a escolha de Sorriso para sediar o evento não foi aleatória. “Sorriso foi escolhida por ser a Capital Nacional do Agronegócio e uma das principais cidades produtivas do Brasil. Esta é a cidade com a maior área agrícola plantável do país, e um dos locais que mais une produtividade agrícola sustentável, com rentabilidade”.

O presidente da Febrapdp esclarece que o Sistema Plantio Direto oferece aos produtores maior rentabilidade pela maior estabilidade da produção, associada à redução dos custos de produção, e à sociedade ela possibilita conciliar a produção agropecuária com a proteção ambiental. “Mas os desafios são enormes e levar o evento para o Mato Grosso demonstra o interesse de encararmos as dificuldades e buscamos coletivamente as soluções”, afirma Jônadan.

O produtor rural Darci Ferrarin, frisa a importância desse tipo de sistema. “Com o Sistema Plantio Direto temos o mínimo impacto de máquinas agrícolas, como tratores e arados. Nessa prática, os agricultores conseguem proteger o solo das ações do sol e da chuva, preservando a matéria orgânica, reduzindo a erosão, e evitando a morte de nascentes. Nós produtores temos que lembrar que sem a preservação ambiental o agronegócio não vai para frente”, fundamenta Ferrarin.

Como referência nacional, o evento tem como objetivo divulgar não apenas os resultados de pesquisas realizadas, como também contribuir para o aprimoramento do conhecimento cientifico e tecnológico, fator importante para a evolução da produção, do ensino, da pesquisa e da indústria.

“Será um grande evento e desde já agradecemos a parceria com a Prefeitura, que acolheu essa idéia. Iremos mostrar para o Brasil quem é Sorriso e ainda iremos incorporar às nossas ações novos conhecimentos, pois o agricultor sempre é um aprendiz. Tenho certeza que todos que participarem irão aprender muita coisa para que continuem produzindo ainda com mais qualidade e consciência ambiental”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Luiz Gemi.

Durante o evento, além dos debates, serão apresentados trabalhos científicos em sessão pôsteres, divididos em diferentes sessões que abrangem todos os aspectos da ciência e da tecnologia do SPD. As inscrições antecipadas deverão ser feitas pelo site https://febrapdp.org.br

O lançamento do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será amanhã (07), às 19 horas, no auditório do Sindicato Rural de Sorriso.