Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Sorriso sediou hoje, 17 de junho, a abertura nacional da colheita do milho de segunda safra em 2025, o milho safrinha. O evento contou com a presença do governador em exercício do Estado, Otaviano Pivetta, que destacou a importância do cultivo do milho para o Estado. Para Pivetta, a produção do grão e a tecnologia empregadas avançam nos resultados e garantem a sustentabilidade produtiva.
A estimativa de área plantada também subiu: são 7,13 milhões de hectares, um crescimento de 4,85% em relação ao ciclo 2023/2024. Já a produtividade média deve alcançar 117,74 sacas por hectare, 1,86% superior à da última temporada.
“O evento já virou tradição; é realizado de forma itinerante sempre buscando prestigiar um município do Mato Grosso, a meta é mostrar para o Brasil a importância produtiva do milho”, destaca o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes. “O milho é o cereal mais eficiente em produção: são três safras ao longo de um ciclo produtivo, e, inclusive é o cereal mais consumido em todo o mundo; ficamos muito felizes em Sorriso ser a sede desse evento”, pontua Alei.
“Sorriso vem avançando muito em tecnologia e sustentabilidade; hoje participamos de debates importantíssimos ao longo do dia com a discussão de políticas extremamente importantes para o agro”, completa o vice-prefeito, Acácio Ambrosini.
Durante a manhã, três painéis de debate estiveram em foco. O primeiro tratou dos “Desafios regulatórios da produção”; no segundo a abordagem foi “Etanol: uma solução sustentável”, e, por fim, o terceiro trabalhou os “Cenários da produção brasileira 2025/2026”. Para finalizar, às 11h10 houve a largada das colheitadeiras. O evento foi realizado na Fazenda Dois Irmãos/Grupo ABF.
O evento conta com organização da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo) e Canal Rural que fará a transmissão ao vivo. Conforme os organizadores, a cada safra são debatidas questões voltadas ao avanço tecnológico da produção do milho; logística de mercado e formas de agregar valor à produção também constam da pauta do encontro.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).