Dos 40 registros sem vítimas de abril, metade demandou atendimento dos agentes de trânsito no local do acidente e o restante teve os boletins registrados diretamente na Semsep. Entre os envolvidos, também nos acidentes sem vítimas, 75% homens e 25% mulheres. O dia da semana com maior incidência é sexta-feira, com 20% das ocorrências. Já o domingo é o dia mais tranquilo, com 7,5% dos registros.

Nos registros com vítimas, em que é necessária a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, 60 registros foram de acidentes envolvendo motocicletas, dois atropelamentos a ciclistas e dois atropelamentos a pedestres. Nestes casos, os agentes de trânsito também comparecem ao local para ajudar a organizar o trânsito e garantir o rápido socorro às vítimas.

Além dos registros de acidentes, cabe também ao Departamento de Trânsito, entre outras ações, a emissão de cartões de estacionamento preferencial para idosos e portadores de necessidades especiais (PNEs), vistoria de veículos utilizados para transporte de passageiros, atendimento a ocorrências de perturbação do sossego público e, agora, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a atuação para dispersão de possíveis aglomerações. “É um trabalho integrado que vem sendo feito pelas forças de segurança do município no sentido de sensibilizar a população para obedecer às regras necessárias para se proteger da doença”, comenta o coordenador dos agentes, Márcio Pires.

Ele reforça ainda que a redução de acidentes registrada em abril já mostra esta mudança no perfil, com uma maior preocupação das pessoas com a preservação da saúde, seja evitando um acidente de trânsito, seja ficando mais em casa e só saindo para o essencial. “Sempre reforçamos a importância da obediência, seja de sinalização, de limites de velocidade, enfim, se cada um agir com prudência, certamente teremos um trânsito cada vez mais seguro”, complementa.  A suspensão das aulas também é citada pelo agente como uma atenuante no tráfego de veículos no período, o que deixa o trânsito mais fluido.

 

 

Covid 19 hoje

Além de evitar que as pessoas se aglomerem, os agentes também orientam sobre a importância da utilização da máscara de proteção facial para evitar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Com o registro dos primeiros dois casos no dia 1.º de maio, hoje (20), Sorriso já contabiliza 63 casos confirmados da Covid-19. Deste total, 14 pessoas já são consideradas curadas, cinco estão internadas (três em UTIs), e os demais confirmados seguem em isolamento domiciliar, com monitoramento de profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas). Além dos casos confirmados, a equipe da Semsas também segue acompanhado outros 253 sorrisenses (e suas famílias) que estão com fortes sintomas gripais. Há ainda 53 casos suspeitos de Covid, que igualmente seguem monitorados. Outras 202 pessoas testaram negativo para a doença no município.