Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Quem ama, vacina! Com esse tema, o Município de Sorriso segue com a Campanha de Multivacinação 2025, reforçando que manter a caderneta de vacinação em dia é um gesto de cuidado e proteção. A ação mostra também o compromisso de ampliar as coberturas vacinais e evitar o retorno de doenças já controladas.
Em Sorriso, todas as unidades de saúde estão oferecendo as vacinas de rotina para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além disso, a ação facilita a vida das famílias, permitindo que pais e responsáveis garantam a declaração de vacinação, documento obrigatório para a rematrícula escolar.
Para facilitar o acesso das famílias, algumas unidades funcionarão com horário estendido, das 17h às 19h, entre os dias 10 e 28 de novembro. Participam dessa ampliação as unidades:
UBS Bela Vista
UBS Rota do Sol
UBS Jardim Amazônia
UBS Nova Integração
PSF Central (Centro Norte)
Para a vacinação, é obrigatória a apresentação do cartão de vacina e de um documento com CPF ou cartão do SUS.
E tem mais um incentivo especial: crianças e adolescentes vacinados concorrerão ao sorteio de 29 bicicletas, que será realizado no dia 29 de novembro. A forma simbólica e divertida de celebrar a proteção e o cuidado com a saúde é promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club de Sorriso e o Diamond Park.
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, explica que a campanha une praticidade, saúde e integração de diferentes setores.
"O horário estendido é uma estratégia de gestão para remover barreiras de acesso, especialmente para pais e responsáveis que cumprem jornada de trabalho em horário comercial. A iniciativa não apenas facilita a vida das famílias, mas é crucial para garantirmos a manutenção da nossa cobertura vacinal e a prevenção do retorno de agravos já controlados. Unimos cuidado em saúde e praticidade documental."
Como garantir a declaração de vacinação
Quem não participou do Dia D ou ainda não conseguiu atualizar a caderneta, ainda tem tempo! Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) entre 7h e 10h30 ou 13h e 16h30, levando a criança ou adolescente, a caderneta de vacinação e um documento de identificação.
A equipe fará a verificação das doses e atualizará o que for necessário antes da emissão do documento.
O Secretário Municipal de Saúde, Vanio Jordani, reiterou o caráter social e preventivo da campanha. “Vacinar é proteger. Queremos que todas as crianças e adolescentes estejam com a imunização em dia e prontas para o novo ano escolar”, finaliza.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).