A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pontua que o papel do Selo Unicef é estimular o os municípios a otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, em diálogo com os governos estaduais e federal. “A metodologia nos auxiliou a construir um modelo de acordo com a nossa realidade, focado em resultados concretos”, frisa.

Em Sorriso, a Prefeitura implantou várias medidas de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. O plano incluiu um trabalho conjunto desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social; Saúde e Saneamento; e Educação; além de contar com a participação direta do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) para garantir acesso à vida de qualidade com oferta de educação, saúde e lazer.

Dentre os pontos do Selo Unicef estão o cuidado com o desenvolvimento infantil na primeira infância; a educação de qualidade para todos; o desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e a garantia de que famílias vulneráveis recebam atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social dos municípios.

“A partir do que o Selo propõe nós executamos políticas voltadas ao âmbito social em um trabalho intersetorial com um conjunto de atividades que buscou melhorar a vida do nosso público-alvo. Estamos muito confiantes que conseguiremos ser certificados novamente”, frisa Jucélia.

Sobre a edição 2021/204 do Selo

Na edição 2021/2024 do Selo Unicef, 2.023 municípios de 18 estados brasileiros aderiram a proposta. No período, o Selo vem sendo desenvolvido em 18 estados, sendo nove da Amazônia Legal brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e nove do Semiárido brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).