E se a emoção foi grande para as crianças, quem trabalhou e esteve nos bastidores para a execução das atividades também se emocionou. “Nós agradecemos aos pais por ter nos confiado seus filhos por quase quatro meses de convivência e aprendizado”, comemorou a secretária de Assistência Social e madrinha do Projeto Social Bombeiros do Futuro, Jucélia Ferro. A gestora ressaltou o orgulho que sente do Projeto e de cada criança que passa por ele. “A cada turma a gente vê a evolução das crianças, a mudança de comportamento e as lições que eles, crianças, levam para a vida”, pontuou Jucélia e, para comprovar ao “1, 2” da madrinha, imediatamente as crianças uniram as vozes em coro para o “3, 4”, comemorando a formatura.

A alegria também foi partilhada pelo gestor de Sorriso, o prefeito Ari Lafin. Para o prefeito tudo se constrói com muito trabalho, respeito e fé. “É preciso trabalhar, respeitar pais, professores, colegas e ter fé, independente de opções religiosas”, diz. E para a criançada, Ari deu mais um conselho especial. “Acreditem, cultivem e lutem pelo sonho de vocês, sei que há quem quer ser bombeiro, médico, professor, prefeito: lutem, acreditem, virão frustrações, mas é preciso ter sabedoria e fé para vencê-las”, destacou. “E saiam dos celulares, dos computadores, das tevês: leiam bons livros”, disse.

Motivo de orgulho para a Administração Municipal, o Bombeiros do Futuro também é celebrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Responsável pelo Comando Regional 3, o coronel BM Rony Robson Cruz, frisa que os militares tem muito carinho pelo projeto. “Nossos militares – homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, dedicam seu tempo de folga para estar presentes e auxiliar na formação de cada criança. Durante todos esses sábados, tivemos militares que saíram de suas casas, deixaram de estar com a família ou viver seu momento de folga para estar com essas crianças”, salientou.

O coronel também aponta a importância social do projeto que tem em seu foco o ser cidadão, o que se reflete na construção de uma sociedade mais consciente de seus direitos e de seus deveres. “O projeto iniciou aqui em Sorriso, se tornou um exemplo para o Mato Grosso todo e expandiu para outros municípios”, lembrou.

Responsável pela atual edição, o 1.º sargento BM, Luciano Gonçalo Barros Moraes, destacou o comprometimento das crianças e familiares. “Crianças são dedicadas, comprometidas, elas sonham com viatura, com o caminhão de resgate e esse sonho precisa ser alimentado de forma correta; aqui podem sim estar futuros bombeiros”, apontou.

Junto do comandante da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, tenente BM Thiago Soares Reis, o sargento G. Barros também agradeceu o apoio direto dos demais militares que atuaram nesta edição. “Sem o auxílio e apoio dos nossos colegas essa formatura não seria possível; agradecemos a cada militar que se doou para vivermos essa noite e também cada instituição, entidade, empresários, ONGs, monitores, cada pai e cada mãe que nos auxiliaram para que pudéssemos propiciar vivências tão únicas e diferentes para esses alunos”, ressaltaram.

O Projeto

Sorriso é o berço estadual do Bombeiros do Futuro que nasceu em 2006 e desde então mais de 2,2 mil crianças e adolescentes já passaram pela formação. A cada semestre, pelos ambientes da 10.ª CIBM, aos sábados há ecos de aulas teórica e práticas com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, sexualidade, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras, educação para o trânsito, entre outras temáticas. O projeto é desenvolvido em parceria pelo Corpo de Bombeiros e a Administração Municipal.