Gestor da pasta, Marlon Zanella explica que o modelo de gestão participativa se destaca dos demais por permitir a construção de políticas públicas mediante a deliberação de propostas que irão nortear ações governamentais em âmbito municipal, estadual e federal.

“Ninguém melhor que o pequeno produtor rural para definir onde, como e quando serão destinados os recursos da agricultura familiar. Aproveitaremos a oportunidade para produzirmos um relatório que servirá como base do Plano Municipal de Agricultura Familiar de Sorriso. Diante da importância dessa conferência, estendo o convite para todos participem”, afirma Zanella, ao complementar que “a conferência contará com a participação de delegados eleitos, entre eles agricultores familiares do Assentamento Jonas Pinheiro, projeto Casulo e do perímetro urbano”.

“A conferência municipal é um marco e uma referência estadual na estruturação da agricultura familiar já que nela serão estabelecidas as ações prioritárias que irão compor o Plano Municipal da Agricultura Familiar de Sorriso. Além do mais, o plano será fixado por uma lei municipal estabelecendo o compromisso do município em atender as demandas trazidas pela população de modo em geral”, contextualiza Bruno Maia, presidente do CMDRS).

A abertura da 1ª Conferência Municipal de Agricultura Familiar está prevista para às 7h, com o credenciamento dos participantes. O evento também será marcado pela escolha dos delegados que vão Município na Conferência Estadual da Agricultura Familiar, com data a ser definida.


Confira a programação completa:

7h – Credenciamento

8h – Abertura

9h – Coffee-break

9h30 – Painel sobre agricultura familiar de Sorriso e debate

11h30 – Intervalo para almoço

13h – Grupos de Trabalho (GT) por eixo temático

14h30 – Plenária para leitura e apresentação das ações propostas pelos grupos

15h – Coffee-break

15h30 – Priorização das ações

16h – Eleição de delegados para a etapa estadual

16h30 – Leitura do relatório final elaborado pelos membros da conferência  

17h30 – Encerramento