Com o uso de tecnologia, é possível que profissionais das unidades de saúde entrem em contato com especialistas para fechar diagnóstico

 

 

Desde segunda-feira, funciona em Sorriso um Núcleo Técnico- científico do Telessaúde,  que planeja, executa, monitora e avalia as ações de Telessaúde, em especial a produção e oferta de teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação. O Núcleo, que funciona no prédio anexo à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, foi inaugurado em uma cerimônia na manhã de segunda-feira (22), que contou com a presença do prefeito de Sorriso, Ari Lafin; dos vereadores Leandro Damiani, Bruno Delgado e Marlon Zanella; dos secretários Luís Fábio Marchioro (Governo e Segurança Pública) e Devanil Barbosa (Saúde e Saneamento); da coordenadora estadual do núcleo Telessaúde, Maria da Conceição Villa; e do coordenador de campo, Valdelírio Venites.

 

O programa esta sendo realizado pela  parceria entre  Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento,  a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Estamos instalando aqui em Sorriso hoje um Núcleo que  é estratégico para uma cidade que está em pleno desenvolvimento e crescendo a cada dia.Além de oferecermos capacitação profissional, também proporcionamos, através de tecnologia de informação, o telediagnóstico que vai auxiliar muito os trabalhos dos médicos e agilizar os exames com especialistas através de teleconferência. Este suporte vai ajudar a eliminar as filas pois ao agilizar o atendimento com o especialista de maneira digital,” explicou Maria da Conceição Villa.

 

O projeto,  que começou ser implantado em fevereiro deste ano, já capacitou cerca de 460 profissionais ligados à área de saúde, que, após  as instruções , já começaram a atuar diretamente com a população. “O Telessaúde veio como uma  ferramenta que possa  fortalecer nossas ações, que faça os procedimentos serem mais resolutivos, criando uma proximidade maior entre o profissional de saúde com o usuário”, destacou Devanil, reforçando que,  através deste programa, não será mais necessário  deslocar os usuários para outros municípios para fazer diagnóstico, o que trará mais conforto para os pacientes, reforço do vínculo de confiança com os profissionais das unidades de saúde e economia de recursos.

 

“O Telessaúde traz para nós uma agilidade em diagnóstico que muitas vezes dependíamos da capital do Estado e agora temos uma equipe de profissionais que podem se orientar com profissionais especialistas de forma rápida e resolutiva”, destaca Lafin, complementando que questões como um laudo de pele, uma mancha suspeita, conseguem ser resolvidas rapidamente, já encaminhando o paciente para tratamento, se for o caso.

Além do Telessaúde, o prefeito também listou outras ações voltadas à promoção da saúde no município , como o retorno da  unidade móvel para atendimento aos moradores do Projeto Casulo e do bairro Santa Maria. O “ônibus da Saúde” estava paralisado desde dezembro por falta de manutenção e agora volta para o atendimento.

Outra boa notícia é que a região Leste volta a contar com uma unidade de saúde com atendimento até as 22 horas.  Ainda segundo o prefeito, nos próximos dias o município recebe quatro aparelhos de Eletrocardiograma. Os equipamentos devem ser destinados  para os distrito de Primavera e Boa Esperança do Norte, para a unidade com atendimento ampliado da região Leste e para o Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME),. A expectativa é que, com esse equipamento, deveremos  ser zerada a fila de espera para eletrocardiograma, que atualmente tem 250 pacientes.