A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, fornece gratuitamente diversos tipos de medicamentos e insumos para os tratamentos na rede municipal de saúde. O investimento do setor farmacêutico de janeiro a outubro deste ano, já contabiliza R$3.087.798,80, uma média de R$309.000 por mês em medicamentos e insumos farmacêutico.

Segundo a Portaria N.1.555, do Ministério da Saúde, o município tem como dever investir apenas R$2,36 por morador ano.

“Hoje nosso REMUNME, que é a Relação de Medicamentos Essenciais é um dos mais completos do Estado de Mato Grosso. Nós temos um investimento de cerca de 10 vezes maior do que determina a lei no quesito de fornecimento de medicamentos, chegando próximo dos R$20,00, por habitante ano e isso é muito expressivo”, explicou o coordenador do setor farmacêutico, Ederson Perin.

Os medicamentos são disponibilizados a população em três farmácias, que estão localizadas em pontos estratégicos, na região leste, no bairro Jardim Primavera, e Farmácia Cidadã Central, que fica ano centro da cidade. O munícipio conta ainda com a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde os medicamento e insumos ficam armazenados, além do Programa Rémédio em Casa que já atende mais de mil pessoas cadastradas.  Segundo o secretário de saúde e saneamento, Luís Fábio Marchioro. projeto é instalar uma farmácia 24hrs no próximo ano.

“Estamos com o projeto para construção para 2019 da farmácia com atendimento 24 horas. Esse é um dos compromissos de campanha do prefeito Ari Lafin e no ano que vem começaremos a construir. As pessoas que precisarem retirar medicamentos gratuitos terão a farmácia para atendê-los, mesmo no período noturno,” contou ele.