A Administração de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) não tem medido esforços quando o assunto é investimento na formação dos seus colaboradores, a exemplo do cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.

“A SEMEC participa efetivamente deste programa desde 2012 com significativa adesão dos professores. É um programa importante que instiga os educadores para a prática, onde as habilidades e competências dos alunos ‘é o foco’. Buscamos atingir a alfabetização e letramento, bem como a alfabetização matemática a todas as nossas crianças, pois acreditamos que somente com base consolidada teremos êxito escolar”, explicou a coordenadora da Educação Infantil da SEMEC, Elenice Franciosi Schilling.

Em Sorriso esta formação continuada para professores vem sendo desenvolvida constantemente. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, que prestigiou o evento de formação, estes encontros servem para dar autonomia aos professores no uso competente de estratégias e recursos didáticos que lhe permitam efetivamente alfabetizar. “Enquanto gestores, temos a consciência de que ser alfabetizada é um direito da criança. É seu direito receber formação adequada em todas as áreas da educação, especialmente o incentivo à leitura, escrita e a matemática”, disse a secretária.

Para Rosane Welter, professora formadora do programa PNAIC, há três indicadores principais que podem evidenciar o sucesso do PNAIC: o resultado da escola nas avalições das redes e na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA); autonomia do professor alfabetizador quanto ao uso competente de estratégias e recursos didáticos que lhe permitam efetivamente alfabetizar; e o apoio efetivo dos coordenadores pedagógicos e diretores para organizar um ambiente motivador à leitura e escrita na escola. “O município de Sorriso é signatário deste pacto nacional e reafirma seu compromisso e responsabilidade com a alfabetização, o letramento e a aprendizagem de todas as crianças de sua rede escolar na idade adequada”, ressaltou Rosane.