A Secretaria de Educação de Sorriso está implementando um projeto inovador de linguagem nas escolas municipais. A iniciativa tem como objetivo desenvolver competências como leitura, oralidade, escuta atenta, produção textual e uso consciente da tecnologia, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O projeto-piloto, em andamento na Escola Municipal São Domingos, deu origem ao “SANDOCAST”, um estúdio de gravação de podcasts criado pelos próprios alunos, com apoio da equipe pedagógica. Crianças dos anos iniciais até o 6º ano estão produzindo episódios com entrevistas, relatos do cotidiano escolar, temas de interesse estudantil e experiências vividas dentro e fora da sala de aula. “A ideia surgiu da necessidade de tornar o ensino da linguagem mais significativo, conectando os alunos com a realidade que vivem e com as ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia. Eles são autores e isso transforma o aprendizado”, explica o professor Raimundo Gilberto, idealizador e coordenador do projeto.

Além da Escola São Domingos, outras duas instituições municipais — Rui Barbosa e o CMEB (Centro Municipal de Educação Básica) — também participam da iniciativa. A exemplo da escola São Domingos, os alunos das demais escolas produzem E-books com conteúdos desenvolvidos em sala de aula, que são compartilhados internamente por meio de QRCodes, possibilitando que os pais acompanhem os trabalhos realizados pelos filhos. O material também é apresentado em informativos exibidos nas TVs das escolas.

A cada quinze dias, os estudantes da Escola São Domingos gravam um novo episódio do SANDOCAST, publicado no YouTube, no canal Sando Cast. As outras escolas participantes estão em fase de implantação dos seus próprios estúdios de podcast.

A proposta une educação, tecnologia e expressão criativa, promovendo também autoestima e trabalho em equipe.

Os episódios podem ser assistidos através do seguinte link: https://www.youtube.com/channel/UChRDk7rTMift6Z4nr988PuA