O técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Kozak, representou Sorriso no último dia 30 na oficina que debateu a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O evento integrou as ações do Programa de Regionalização do Turismo – PRT, gerido pelo Ministério do Turismo (MTur) e reuniu representantes de mais de 100 municípios mato-grossenses na capital do Estado em uma ação realizada pela Secretaria Adjunta de Turismo do Governo do Estado.

Conforme Kozak durante o encontro os participantes receberam orientações sobre o cadastro obrigatório dos prestadores de serviços turísticos (Cadastur) e também ao acesso aos recursos federais do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Kozak destaca que hoje o mapa estadual está dividido em 16 regiões turísticas com 94 municípios incluídos. “Sorriso integra a Região Turística do Portal do Agronegócio em que também estão inclusos os municípios de Santa Carmem, Feliz Natal, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Nova Ubiratã e Cláudia”, explica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Drusina, a identificação do Estado por áreas de desenvolvimentos turísticas fortalece as regiões e possibilita a união em busca de investimentos públicos que contemplem o crescimento de vários municípios. “Essa adequação com o foco voltado para o regional, no nosso caso o agronegócio, é um instrumento de gestão pública”, salienta Drusina.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e desde 2016 é atualizado de dois em dois anos. O instrumento garante autonomia aos estados para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios.

A principal função do mapa é orientar a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas  na destinação prioritária de recursos  com foco no desenvolvimento regional do setor. Atualmente, o mapa conta com 3.285 municípios em 328 regiões turísticas brasileiras.