“A pedido do prefeito (Ari Lafin) criamos um núcleo de investimentos, que é um programa com objetivo de desburocratizar a instalação de novas empresas. Nós não tínhamos essas ‘portas’ totalmente abertas como temos hoje. Precisamos das grandes marcas e das grandes redes. Vamos receber grandes empresas em um futuro próximo. Tudo isso tem gerado uma expectativa positiva. Também foi criado o projeto de incentivos (fiscais) no final do ano passado, que ajudam as empresas se instalarem e requerer esses incentivos do Imposto Sobre Serviços (ISS), IPTU e taxas ambientais. Outro fator-chave é o patamar que chegamos com infraestrutura em saúde, educação e segurança. Temos mostrado que Sorriso é uma cidade completa. Isso anima os moradores e cria interesse das empresas se instalarem”, apontou Druzina.

Ainda de acordo com o secretário, o município está colhendo as ações feitas de desmistificar que em Sorriso só há espaço para o setor do agronegócio. “É uma nova visão do município, que era só visto como a Capital Nacional do Agronegócio, da qual nos orgulhamos muito disso. Porém, vinculava-se que era necessário ser empresário somente do setor para investir em Sorriso. Por isso, começamos a pregar que em Sorriso também pode ser investido na saúde, educação, prestação de serviços entre outros setores. Também creditamos aos investidores que o município não tem apenas 80 mil habitantes como afirma o IBGE. Sorriso está no centro de Mato Grosso e, com isso, nos tornamos um polo de 16 municípios que também precisam ser atendidos com mais de 1,5 milhão de pessoas. Sorriso é extremamente viável para diversos setores e serve como centro de distribuição. Isso tem dado resultado”.

Conforme Só Notícias já informou, em junho, o município teve um saldo expressivo na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram geradas 691 vagas de empregos com carteiras assinadas. Em maio, também teve resultado positivo empregando 266 pessoas a mais.