Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Amanhã, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para celebrar a data a Secretaria da Mulher e da Família preparou uma programação com Pedal, Caminhada e Cavalgada da Mulher, abrangendo vários setores com a presença feminina. A concentração será às 16 horas no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio com a participação da senadora Margareth Buzetti.
Ainda no Parque, às 16h30, será inaugurado o Banco Vermelho – iniciativa que visa combater a violência contra a mulher, através da instalação de bancos vermelhos em locais públicos. O projeto inclui mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia inscritos no Banco. Após a inauguração, terá saída do pedal, da caminhada e da cavalgada. A chegada no CTG Recordando os Pagos está prevista para às 18 horas e todas as participantes serão recebidas com muito carinho com uma mesa de frutas oriundas da produção familiar local e apresentação da invernada artística do CTG.
No domingo, 09 de março, o palco da festa é a Praça da Integração. Com programação especial, o evento inicia às 16 horas com show do cantor Thy Lima; apresentação de teatro do grupo da Igreja Católica às 17h50; show do artista Gabriel Marcolan às 18h50 e apresentação de teatro dos grupos da Secretaria de Cultura (Semct), às 19h50.
Além da programação especial deste fim de semana, o mês de março inteiro conta com eventos que homenageiam a força feminina. Confira aqui.
“Tudo foi pensando com muito carinho e aguardamos as mulheres sorrisenses para comemorar esse mês especial”, pontua a gestora da SEMFA, Mara Fernandes.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).