Sorriso foi um dos municípios escolhidos para receber o programa do governo federal “Internet para Todos”. O programa foi lançado ontem (12), em Brasília, pelo presidente Michel Temer. Na cerimônia o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, assinou o termo  de adesão que garantirá conexão à internet com preço reduzido e permitirá a conexão até nas regiões mais remotas do município. Fizeram parte da comitiva sorrisense o vereador Fábio Gavasso e o suplente de deputado federal, Ederson Dal Molin.

Este programa foi lançado em dezembro do ano passado, em Cuiabá, pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. A intenção é ampliar o acesso à internet em banda larga em todo do Brasil por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). O equipamento, lançado em maio de 2017, cobre todo o território brasileiro.

O termo de adesão define as obrigações do município, como a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS). Para ter acesso, o cidadão pagará uma taxa bastante reduzida comparado aos valores praticados no mercado, já que além de ser um programa de cunho social, a empresa que atender as localidades terá garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.

Outra boa notícia divulgada em Brasília é a parceria firmada com o Ministério da Educação (MEC), que prevê a instalação de internet em escolas rurais ou de distritos. Em Sorriso, serão contempladas com o serviço a Escola Municipal Primavera (Distrito de Primavera), a Escola Municipal Boa Esperança e a Escola Estadual Cristiano Araújo Pires (ambas no Distrito de Boa Esperança). A instalação do serviço nas escolas deve ter início já no próximo mês e Mato Grosso será o primeiro estado da região Centro-Oeste a receber o benefício.

O prefeito Ari Lafin agradeceu a inclusão de Sorriso no programa e reforçou que já será dado início aos estudos para o efetivo funcionamento do serviço no município. “Para as escolas, esta é uma excelente notícia, pois certamente todos os alunos e professores sairão ganhando com essa possibilidade e também já vamos começar a ouvir nossa equipe para verificar os pontos que ainda carecem deste serviço em nosso município para que possamos atender a esta demanda”.

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.