O secretário de Estado de Meio Ambiente e vice-governador Carlos Fávaro, esteve ontem (06), em Sorriso para discutir a criação de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) no município. Fávaro pontuou que a intenção é criar quatro Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Estado e um Cras. Os Cetas seriam em Rondonópolis, Várzea Grande, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde.

“A intenção é que o Cras possa ser instalado em Sorriso. Aqui (Sorriso) seria um Centro de Reabilitação e Soltura também. Teríamos animais vindos de todo o Estado para cá”, pontuou Fávaro. Conforme o vice-governador, o Estado assumiu a demanda que era do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2013 e “hoje graças à conscientização ambiental estamos em Sorriso para ao primeiro ciclo de debates”, ressaltou.

Fávaro lembrou que “por mais de 200 anos o Mato Grosso não construiu nenhum centro. Por isso, ressaltamos a importância da parceria que encontramos aqui em Sorriso com o poder público, o Instituto Federal de Mato Grosso, o Ministério Público Federal e o Ibama. Acredito que além de recuperar a fauna, assim que o centro estiver instalado vamos poder disseminar tecnologia também”, afirmou. “Vamos continuar a discussão para ver o aparato financeiro que a Prefeitura e o Estado deverão fornecer ao centro”, finalizou.

Já o procurador de Justiça Ambiental, Luiz Alberto Scaloppe, destacou que além de recuperar animais vítimas de acidentes ou maus tratos, o Cras também terá um papel fundamental na triagem e soltura de animais vítimas de quadrilhas de traficantes. “A fauna é usada como moeda de troca, principalmente por quadrilhas ligadas ao crack”, explicou. “Hoje só temos o Batalhão Ambiental em Cuiabá para receber toda a demanda e é muita coisa”, acrescenta.

Outro ponto lembrado pelo promotor é a necessidade de locais específicos para a travessia de animais silvestres na rodovia. “Essa é uma questão que vamos discutir com a concessionária”, adiantou.

Para o prefeito Ari Lafin, a implantação de um Cras em Sorriso é motivo de comemoração. “Essa indicação nos traz muita alegria. Acreditamos que a Capital Nacional do Agronegócio tem que ser referencia internacional no quesito preservação ambiental”, relatou. Conforme Lafin, “queremos produzir alimentos e produzir com consciência ambiental, cuidando da vida e fazendo isso com comprometimento e carinho. A construção desse centro será um legado de humanidade e conscientização ambiental para nós e para as gerações futuras”, finalizou.

Participaram do evento representantes da Administração Municipal, representantes do Ministério Público Estadual, Ibama, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Organizações Não Governamentais (ONG’s).