A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, agradeceu o apoio do Estado por esse olhar cuidadoso com Sorriso. “Como Município estamos na ponta, na rede atendimento e o apoio do Estado nos auxilia no entendimento do que está acontecendo, agradecemos esse olhar humanizado da primeira-dama”, detalhou.

Jucélia acrescentou que as equipes estão preparadas para acolher e também para identificar situações de violência ainda no primeiro contato. E alertou: situações de violência e vulnerabilidade são detectadas em todas as classes sociais e “toda vítima precisa procurar apoio”.

Já a secretária de Estado de Assistência Social, coronel PM Grasielle Paes Silva Bugalho, pontua que a missão da Expedição é justamente ofertar conhecimento e fortalecer a rede que atua no atendimento às vítimas de violência. “Em cada Expedição nosso objetivo é fortalecer a rede com atendimento eficaz e de qualidade para que possamos impactar de forma positiva a vida de vítimas de violência”, disse.

Grasielle também lembrou que o Programa SER Família é muito especial, “ele foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes; como primeira-dama a Virgínia sabe que o Município é o espaço de fortalecimento e acolhimento de cada vítima e nossa missão enquanto rede de apoio é atender, uma, duas, três, quatro... todas as vezes em que essa vítima nos procurar e ofertar a ela mecanismos de apoio e de proteção para que  possa sair da situação de abuso”.

Sorriso foi a 8.ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) a receber a Expedição. No total, o programa que foi lançado em março deve percorrer 15 RISP até dezembro com a oferta de capacitações às equipes da rede socioassistencial.

Na realização da “Expedição SER Família Mulher – MT por Elas”,  o Governo do Estado conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades. O programa é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Sobre o Ser Família Mulher

O SER Família Mulher é voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência e beneficia atualmente cerca de 300 mulheres, sendo que cada uma recebe o auxílio-moradia no valor de R$ 600, sendo utilizado para pagamento de despesas com aluguel, água, energia elétrica e gás de cozinha, totalizando um investimento de R$ 42 mil.

O benefício do auxílio-moradia, por meio do SER Família Mulher, é destinado às mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso e que tenham medidas protetivas, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), além de estarem em situação de vulnerabilidade social.

Além do benefício financeiro, o Programa SER Família Mulher, sendo uma ação afirmativa do Governo do Estado, fortalece a rede de enfrentamento a violência contra a mulher de forma articulada, envolvendo setores como a saúde, assistência social, segurança pública, sistema judiciário, e educação, além de parceria com os municípios.