Especificamente no grupo prioritário formado por crianças, idosos e gestantes, Sorriso deve imunizar 23.386 pessoas (12.151 crianças de seis meses a seis anos incompletos; 9.590 idosos e 1.645 gestantes); até o momento foram imunizadas 8.989 cidadãos do grupo prioritário, o que equivale a 24,51% do número geral formado por crianças, idosos e gestantes. Esse número, 8.989, deve sofrer alterações ao longo do dia quando assim que todas as doses de sábado forem contabilizadas.

Além destes, o Município deve imunizar no geral 32.943 pessoas contra a gripe. Esse número total é formado por todos os grupos prioritários que além dos três já citados, mais 270 puérperas, trabalhadores da saúde; 259 indivíduos privados de liberdade; 44 funcionários do sistema de privação de liberdade; 1.924 pacientes com comorbidades e 931 professores. Vale ressaltar que neste ano os trabalhadores dos Correios também serão imunizados.

Seguindo determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), até o dia 30 de junho a vacina estará à disposição nos PSFs exclusivamente para grupos prioritários.

E diferente dos outros anos, em 2025 a vacina contra a influenza ficará disponível nos postos de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. Com a alteração proposta pelo Ministério de Saúde (MS), agora a vacina contra a gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos.

Para a imunização basta procurar um PSF munido de cartão de vacinas, cartão SUS e o CPF. Caso não tenha o cartão de vacinas, leve somente os demais documentos que um novo cartão será confeccionado na hora.

Saúde Ambiental

Além da vacinação, o sábado também chamou a atenção da população quanto à necessidade de eliminar criadouros do Aedes aegypti. Em frente ao Instituto de Audição do Mato Grosso CERII a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental em parceria com a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) prestou informações e fez o alerta: cuidar de onde vivemos é compromisso de cada um! No espaço, além das informações também foram ofertados imunizantes.