Com apenas 13 anos, a sorrisense Emanuelly Pereira da Silva, trouxe para casa a medalha de prata da Copa Bastos de Judô. A jovem conseguiu este resultado competindo na categoria Sub 15, com menos de 58 kg, na cidade que representa um pedacinho do Japão em solo brasileiro. Além de referência na produção de ovos, com o maior plantel de galinhas de postura do Brasil, Bastos também já se consolidou como importante centro de referência na formação de judocas.

Em Bastos, por exemplo, há um ginásio voltado exclusivamente para a prática do judô, com tatame fixo. Além de disputar a competição, Emanuelly também participou do kangueiko, em que, durante uma semana, centenas de judocas de todo o país adquirem novos conhecimentos sobre técnicas de lutas. Nesta edição, o kangueiko recebeu orientação do sensei Uichiro Umakakeba e foi conduzido pelo técnico da Seleção Brasileira Feminina de Judô, sensei Mário Tsutsui.

Para o sensei Fábio Nogueira, que treina Emanuelly e também participou dos dois eventos, este momento de imersão na prática do esporte é muito importante. “Duas vezes por ano, vou para Bastos para aprender novas práticas e passar para os alunos”, comentou.

Nesta manhã (24), a judoca e o sensei Fábio foram recepcionados pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e pelo secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão. “Este resultado da Emanuelly só mostra que Sorriso é sim, não só a Capital Nacional do Agronegócio, mas é também uma referência em várias modalidades esportivas”, destacou o prefeito, reforçando que a prática esportiva é sinônimo de saúde, lazer e integração, sem contar que, quando o município é sede de eventos esportivos, há toda a mobilização da cadeia hoteleira, bares, restaurantes e outros empreendimentos ligados ao turismo.

O judô recebe apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e a prática é incentivada por meio de escolinhas. Somente Fábio, para se ter uma ideia, treina jovens judocas no projeto AABB Comunidade, no Lar São Francisco, na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, na Escola Leôncio Pinheiro, na escola municipal do distrito de Primavera e também na sede da Associação Cerejeira de Judô.

Uma das escolas em que o projeto é realizado, a Aureliano, leva o nome do avô de Emanuelly. A relação da família com o judô também não termina aí, já que o pai da Emanelly, Adevanir, que, assim como o pai, também tem o apelido de Bia, é praticante de judô e treina com os atletas da categoria adulta.