O jovem atleta sorrisense Eric Vitor Campos da Silva, o “Boltinho”, de 14 anos, pode ser agraciado com o prêmio “Melhor Atleta” dos Jogos Escolares da Juventude. Esta categoria está inserida no Prêmio Brasil Olímpico, que, em sua 18.ª edição, é considerado o Oscar do Atletismo no Brasil.

A premiação será no dia 29, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Também serão disputadas as categorias “Melhor Técnico Individual e Coletivo”, “Troféu Adhemar Ferreira da Silva”, “Melhor Atleta da Torcida”, e a categoria principal, que é a de “Melhor Atleta do Ano”.

A votação que apontará o Atleta da Torcida em 2016 foi aberta no dia 05, e está sendo realizada pelo Facebook, em enquete publicada na página facebook.com/timebrasil e no site cob.org.br/pbo, onde os fãs do Time Brasil poderão escolher entre os concorrentes ao troféu. Cada fã pode votar uma vez em seu atleta preferido e participar da campanha compartilhando a enquete com seus amigos. A votação será encerrada durante o Prêmio Brasil Olímpico.

Para concorrer ao “Atleta da Torcida”, o COB selecionou atletas ou duplas que se destacaram durante a temporada de 2016. Concorrem ao prêmio os medalhistas olímpicos do Time Brasil: Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia), Arthur Nory (ginástica artística), Diego Hypólito (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Kahena Kunze e Martine Grael (vela), Poliana Okimoto (maratona aquática), Rafaela Silva (judô), Robson Conceição (boxe), Serginho (vôlei) e Thiago Braz (atletismo).

Melhor Atleta do Ano - Além do Atleta da Torcida, a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2016 destacará os Melhores Atletas do Ano. Concorrem Martine Grael / Kahena Kunze (vela), Poliana Okimoto (maratona aquática) e Rafaela Silva (judô), no feminino; e Isaquias Queiroz (canoagem), Serginho (vôlei) e Thiago Braz (atletismo), no masculino. A escolha dos melhores atletas em cada modalidade, assim como os dois que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. 

Boltinho, que é atleta da Associação Sorriso de Atletismo (ASA Sorriso),  viaja no dia 28 (sexta-feira) para o Rio de Janeiro, acompanhado pelo treinador Marcos Flademir Vieira. No ano passado, além do ouro nos 100 m com barreiras dos Jogos Escolares da Juventude de João Pessoa (PB), Boltinho também foi campeão na mesma modalidade no Campeonato Brasileiro Caixa Sub 2016. Apelidado de Boltinho em alusão ao jamaicano Usain Bolt, junto com o ouro nos Escolares, Eric também marcou o tempo de 13s50, novo recorde da competição.