E a procura foi tão grande que deu 17 horas e ainda havia muita gente na fila para passar pelos médicos. Mas calma. Que quem não foi atendido no sábado, a equipe da saúde vai dar aquela ajudinha durante a semana. “Anotamos o contato de todos os homens que compareceram e não deu tempo de atender no sábado; durante a semana vamos ligar e agendar; ninguém vai ficar sem atendimento”, garante a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde e Saneamento, a enfermeira Cátia Luciano.
A profissional salienta que saúde do homem é coisa séria, sim. “O ideal é que os homens procurem regularmente os PSFs, assim como fazem as mulheres; nossas equipes estão à disposição o ano inteiro para atender; check-up precisa ser um hábito anual entre todos os públicos”, salienta.
Especificamente no “Novembro Azul”, a Secretaria de Saúde salienta aos homens a importância de tirar um tempinho para eles, ir ao médico e realizar o cuidado preventivo. No Município, é só ir ao PSF para o encaminhamento de quaisquer exames preventivos.
Cátia explica ainda que a recomendação do Ministério da Saúde é justamente essa: intensificar o foco da saúde do homem em novembro. “Não há mais uma campanha específica, como do câncer de próstata, ao contrário disso, o Ministério da Saúde está trabalhando com o foco na saúde integral do homem, justamente porque esse é um público que não tem o hábito de procurar atendimento”, adianta.
E no Município, vale lembrar, são 29 PSFs abertos e à disposição de qualquer pessoa que necessita de atendimento. Além disso, em casos de emergência, é só procurar a UPA Sara Akemi Ichicava. O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, também oferta atendimento à noite e aos finais e de semana; já o PSF Santa Clara, a Upinha do Rota do Sol, atende das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira.