Cerca de 150 servidores da Secretaria Municipal  de Saúde e Saneamento participaram na tarde de quarta-feira (12), no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol, de uma palestra sobre câncer de colo retal e mama, que foi ministrada pelo oncologista da secretaria de Saúde, Mário  Bernardes.

“É muito importante que os profissionais de saúde estejam atentos a detalhes,  sintomas, que não podem passar despercebidos, pois devem ser avaliados com sinais de fatores de riscos no desenvolvimento do câncer. Esses detalhes  são importantes para o diagnóstico precoce do câncer de colo retal ou mama, e consequentemente o sucesso do tratamento”, explicou  o Oncologista Mário Bernardes.

A enfermeira Gisele Monego, foi uma das participantes, para ela essa atualização é vem a somar muito na rotina de trabalho.

“Pra nós é muito importante essas palestras, o Dr. Mário, ele é referência nessa especialidade e  compartilhou conosco atualizações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), de uma semana atrás. Ou seja, estamos tendo a oportunidade de  ter acesso ao que encontraríamos em grandes congressos, aqui mesmo, no conforto da nossa cidade. E outra, trazer os Agentes Comunitários de Saúde para esse momento oferta a oportunidade de identificação precoce de possíveis novos casos de Câncer, e norteia o cuidado o mais breve possível, e o principal que não é necessário grandes exames para identificação desses casos, a escuta e observação qualificada é o primeiro e mais importante, contou a enfermeira.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luís Fabio Marchioro, que esteve acompanhado, a palestra faz parte do cronograma de capacitação da secretaria.

“Essa é uma atualização das capacitações que já foram realizadas pelo oncologista do município, ele é um especialista e referência na especialidade, por isso esta sempre buscando novidades na realização do diagnóstico  precoce do câncer,  e aqui de forma simples, passa essas informações para nossos enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Além dos médicos que já receberam essas informações em outra ocasião. Isso faz toda diferença no atendimento a nossa população, pois temos profissionais preparados para o diagnóstico e tratamento da doença”, pontuou o secretário.