Em Sorriso, o programa está sendo desenvolvido com mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga). “É um programa de empreendedorismo feminino em formato modular que inclui cinco encontros. Além do módulo de custos de produção e planejamento de negócio, o programa conta ainda com mais quatro momentos. Entre eles, indicadores de viabilidade e comercialização que é o módulo que estamos agora; e o de desenvolvimento pessoal que finalizará o programa. Ao final da capacitação, as alunas ganham um perfil comportamental, um presente que o Mulheres em Campo oferece às participantes”, explicou a instrutora do Senar, Clessir Fachin.

Para Ana Catarina, da Associação Produtiva Mulheres da Poranga, o programa Mulheres em Campo trouxe a oportunidade de melhoria no desempenho e busca de espaço na propriedade. “Essa capacitação veio para dar uma força em nossa atividade na questão de liderança. Nos ensina o lado profissional dentro da agricultura familiar, mas também ajuda a nos conhecermos como pessoa. Tem sido maravilhoso, pois precisamos alinhar trabalho e conhecimento para que nossos negócios deem certo”, disse.

Na manhã de ontem (10), a secretária municipal de Educação e Cultura (Semec), Lúcia Drechsler esteve no assentamento e acompanhou um pouco das ações educacionais que estão sendo desenvolvidas pelo programa.  “É um trabalho muito importante, que capacita mulheres e oferece a oportunidade de encontrarem o seu espaço e buscarem mais conhecimento para gerir melhor o seu negócio rural”, destacou Lúcia.