Pires salienta que ao contrário dos demais fins de semana, em que as ocorrências concentravam-se nos sábados, neste fim de semana, muitas denúncias ocorreram durante o domingo também. “Foram 26 ocorrências durante o domingo, em chamadas realizadas tanto durante o dia quanto no início da noite”, diz. “O que nos preocupa muito porque esse comportamento demonstra que a população está aumentando as aglomerações e passando a realizar festas e encontros familiares. Antes, as chamadas eram aos sábados e neste fim de semana observamos um novo comportamento, estendendo a aglomeração para o domingo, o que deixa claro que as confraternizações estão voltando a ser realizadas”, pontua o coordenador.
“Nossa preocupação está em deixar claro à população que o trabalho que estamos realizando visa minimizar o avanço da pandemia. Precisamos nos conscientizar de que esse não é o momento para festas e aglomerações. Temos vários decretos pontuando isso”, salienta Pires.
O coordenador acrescenta que a Guarda de Trânsito e os demais órgãos continuam com o trabalho de fiscalização ativamente. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à Covid-19 pode ser diretamente esclarecida pelo número 150 que atende 24 horas. As ligações para o 150 são gratuitas, os profissionais trabalham em regime de plantão, para atender as demandas e estarem prontos a orientar a população.
A central do 150 tem conexão com as forças de segurança e os órgãos de fiscalização e as denúncias são repassadas em tempo real para a Guarda de Trânsito, fiscais do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da Vigilância Sanitária, e ainda para a Polícia Militar.
Pires frisa que quem sentir sintomas da Covid-19 deve procurar imediatamente o Hospital de Campanha, a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ou os PSF’s do Jardim Carolina ou São Matheus. “O Hospital de Campanha e a UPA atendem 24 horas e os PSF’s atendem das 7 às 13 horas especificamente para casos suspeitos de Covid-19”, ressalta.
Dados de hoje
Hoje, 20 de julho, data do 121⁰ boletim diário da Covid-19 o município contabiliza 1779 casos confirmados, dos quais 843 curados e 899 ativos com 41 pessoas internadas; destas 15 estão em UTI e 26 em leitos de enfermaria. No momento são 37 profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta 1.072 casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames e 1.632 descartados. Hoje, 2.219 pacientes com sintomas recebem acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento. Sorriso conta com dois leitos públicos de UTI para casos de Covid-19, e, ambos estão ocupados. O boletim também contabiliza também 37 mortes e mais três em investigação.