Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Trânsito mais seguro

Semsep promove ações no trânsito com base em “mapa de acidentes”

Publicado em 04 de agosto de 2020 às 12:04
Se comparado a 2019 e 2018, 2020 tem, até agora, um trânsito menos violento

De janeiro a junho, foram registrados 766 acidentes em Sorriso, sendo 411 com vítima e 355 sem vítima. Os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) apontam uma discreta redução no número de ocorrências em junho, com 114 acidentes, frente a maio, com 138 ocorrências.

Dos acidentes registrados em junho, 62 resultaram apenas em danos materiais e 52 demandaram a atenção do Corpo de Bombeiros para o socorro de vítimas. Em maio, o número de acidentes com vítimas foi de 77, enquanto que em 61 colisões, ninguém se machucou. Abril respondeu por 104 ocorrências ( 64 com vítimas e 40 sem vítimas) e março por 130 acidentes ( 69 com vítimas e 61 sem vítimas). O mês mais curto do ano, fevereiro, foi justamente o mais violento, com 147 ocorrências, sendo 75 com vítima e 72 sem vítima. Em janeiro, foram 133 acidentes, em que 74 ocorrências fizeram vítimas e 59, somente danos materiais.

Em todo o ano de 2019 foram registrados 1.659 acidentes, sendo 872 com vítimas e 787 sem vítimas. No primeiro semestre, foram 812 ocorrências (455 com vítimas e 357 sem vítimas). Se levarmos em consideração 2018, o mesmo período teve 844 acidentes (454 com vítima e 390 sem vítima).“Fazendo uma conta matemática bem simples, notamos uma leve redução no número de acidentes, mas que, certamente, serve de norte para que continuemos dando sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, analisa o titular da Semsep, José Carlos Moura.

Uma das ações é buscar, analisando os pontos da cidade que mais registram acidentes, instalar dispositivos de segurança, alterar sentidos do fluxo de trânsito, ampliar ainda mais a sinalização e reforçar as ações de orientação a condutores e pedestres.

Na região central do município, ocorreram 120 acidentes neste primeiro semestre do ano. O Bairro Bela Vista fica em segundo lugar no ranking, com 33 ocorrências, seguindo pelo Industrial (29) e Novos Campos (14). Jardim Primavera, Jardim Amazonas e Rota do Sol estão empatados, com o registro de 11 acidentes cada um. A Avenida Perimetral Sudoeste é a que mais registrou acidentes com vítimas, com 41 ocorrências, seguida pela Tancredo Neves (36) e Natalino João Brescansin, com 26 registros. Estes dados levam em consideração as ocorrências que fizeram vítimas.

Em busca de mudar este “mapa de acidentes”, a Semsep vem instalando rotatórias em vários pontos da cidade, como os seguintes locais:  Avenida dos Imigrantes com Avenida Flamboyans; Rua Panambi com Rua Passo Fundo; Avenida Perimetral Noroeste  com Avenida Brescansin; Avenida Claudino Francio  com Avenida Porto Alegre;  Avenida Claudino Francio com Avenida Curitiba; Avenida Brasil com Avenida Santa Maria e Avenida Rio Grande do Sul com Rua Bené.

Outros pontos em que estes dispositivos, construídos com estrutura raiada e em formato de prato invertido, estão sendo ou serão instalados até setembro, são:  Avenida Perimetral Sudoeste com Avenida Curitiba; Avenida Perimetral Sudoeste com Avenida Porto Alegre; Avenida Perimetral Noroeste com Avenida Claudino Frâncio  ; Rua Alencar Bortolanza com rua Turmalinas; Rua Alencar Bortolanza com Rua São José e Avenida  Belo Horizonte com rua Bené.

Coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires lembra que a atenção dos condutores, ciclistas e pedestres é indispensável para um trânsito cada vez mais seguro. “Velocidade dentro dos limites, respeito à sinalização e prudência certamente trazem resultados positivos”, reforça, acrescentando que o trabalho de revitalização ou instalação de sinalização de trânsito, seja vertical ou horizontal é constante. “Hoje (4) mesmo, nossa equipe está sinalizando o Residencial Colinas, por exemplo, mas reforço, na dúvida, é melhor reduzir a velocidade e agir preventivamente”, orienta.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Ilustração Semsep