Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Organizar todos os processos, sistematizar, mensurar e, em julho, já estar com o processo de transição de governo devidamente formatado. A orientação foi reforçada na manhã desta terça-feira (26), pelo prefeito Ari Lafin, durante o treinamento para apresentação e detalhamento da nova plataforma de Business Inteligence (BI) disponibilizada pela empresa Forgov, que presta consultoria à Prefeitura de Sorriso.
“Queremos uma transição bem feita, com dados fechados, análise detalhada de gastos”, esmiuçou o gestor, exemplificando que o controle rigoroso da utilização dos recursos públicos, vale até mesmo para os custos do cafezinho. “Atitudes que podem parecer pequenas são aquelas que, muitas vezes, são as responsáveis pelos grandes resultados”.
O treinamento, realizado pela Secretaria de Fazenda (Semfaz), no auditório do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor), teve como objetivo subsidiar com a nova ferramenta todos os servidores responsáveis pelos setores de compras de cada secretaria, bem como daqueles que já utilizam a plataforma. O secretário adjunto de Fazenda, Miraldo de Souza, explicou que a ferramenta permite o acompanhamento direto do orçamento, despesas, liquidação e pagamentos.
“Como este é um ano que exige um processo ainda mais rigoroso de controle, nosso foco é manter as rotinas bem ajustadas, seguir com o planejado e assim, garantir segurança na continuidade dos serviços públicos no processo de transição”, arrematou o titular da pasta, Sérgio Kocová.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).