Aulas remotas

Lúcia lembra ainda que a próxima semana, de 10 a 14 de agosto, é reservada à entrega e recebimento dos materiais das aulas remotas em todas as unidades escolares da Semec. A secretária destaca aos pais e ou responsáveis por retirar as atividades que alguns cuidados essenciais, como o uso de máscara, a lavagem frequente das mãos com sabão e o álcool 70⁰ devem ser tomados. “Solicitamos que na retirada das atividades impressas vá apenas uma pessoa por família e reiteramos mais uma vez o cuidado em não levar crianças”, diz. “Sabemos que elas (crianças) estão com saudades das escolas, dos Cemeis, mas nossa função enquanto educadores e pais é preservá-las”, salienta.

Lúcia acrescenta que todas as unidades escolares estão organizadas para entrega e recebimento das atividades impressas. “As famílias já foram avisadas sobre o cronograma de retirada por grupos de aplicativos. Além de lembrar cuidados básicos como o uso da máscara e do álcool 70⁰; sugerimos que quem for retirar leve sua própria caneta para assinar; pois a intenção é reduzir contato e evitar qualquer forma de contágio da Covdi-19”; explica a secretária.

Vale lembra que na tentativa de diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, a Semec alterou a metodologia de entrega e recebimento dos materiais das aulas remotas desde o dia 29 de junho, optando pelo cronograma quinzenal. A medida é mais uma das ações para conter a curva de infectados pela Covid-19 no município.

Segundo a secretária, mesmo com as atividades quinzenais é muito importante que os estudantes mantenham o foco nos estudos. “Todas as unidades montaram grupos no whatsapp desde o início da pandemia e os pais e responsáveis podem e devem ficar conectados a esses grupos para as mediações diárias dos professores para a realização e orientação das informações escolares”, diz. “Os professores também estão à disposição pelo aplicativo para esclarecer dúvidas”, lembra a secretária.

Desde que iniciou as atividades remotas, a Semec (1⁰ de junho), vem monitorando como está sendo a retirada e entrega dos materiais por parte dos pais e responsáveis nas unidades escolares. Isso porque desde o dia 1⁰ de junho as atividades disponíveis por meio do “Ensina Mais Sorriso” e entregues nas escolas contam como atividades letivas.

Conforme Lúcia, a maioria dos pais tem comparecido às unidades escolares para a retirada do material. Segundo ela, nas pesquisas quinzenais observa-se que cerca de 92% das famílias estão retirando as atividades impressas. “Lembramos que é essencial a retirada e entrega do material com as atividades completas; pois do contrário o aluno pode perder a vaga na unidade escolar onde está matriculado por faltas”, explica. Todo o material está sendo elaborado por uma equipe multidisciplinar e pensado de acordo com as necessidades de cada série.

E há recomendação especial para famílias que estejam de quarentena com sintomas de Covid-19 ou com alguém acometido pela doença; nesse caso é preciso comunicar a unidade escolar e pedir para outra pessoa retirar o material ou realizar a retirada após o período de quarentena.

“Além do material impresso os pais ou responsáveis também podem acessar o Ensina Mais Sorriso pelo site da Prefeitura, o www.sorriso.mt.gov.br em que há uma grande oferta de atividades complementares para quem quiser ir exercitando além; também há um projeto especial com contação de histórias, inclusive em libras”, frisa a secretária destacando que o conteúdo é rico, pode e deve ser explorado pelos responsáveis e estudantes.

De acordo com o programa, estão sendo entregues livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL), para os alunos do 1.º ao 4.º ano; os livros do Sistema Aprende Brasil, para os alunos do 5.º ao 9.º ano. Para os pequenos, os professores seguem com as atividades lúdicas e orientativas, como brincadeiras, jogos, músicas e outras propostas que estimulam o desenvolvimento de acordo com a faixa etária.

A secretária destaca que 90% das escolas municipais do país estão realizando atividades remotas com o uso de material impresso; conteúdo digital e vídeo aulas gravadas. “Foi uma opção no país todo para frear a pandemia. Tudo ainda é muito novo e todos estão buscando adaptações; mas com certeza vamos sair disso mais fortalecidos e unidos”, finaliza.