As escolas e Cemeis do município receberam um convite muito especial nesta semana: brincar com palavras. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) apresentou a proposta para dois eventos, a comemoração do Dia Mundial da Poesia, em 21 de março e do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril.

 

Dia Mundial da Poesia

Para comemorar a data, as unidades escolares foram convidadas a “Brincar de Poesia”. A coordenadora do Ensino Fundamental I, Leda Maria Ferraz, explica que foi proposto às unidades a leitura e declamação de poesias. “Também sugerimos que as escolas façam a seleção e identificação dos livros do gênero poesia, dentro do cronograma que elas já estão trabalhando. A identificação do gênero poético é mais fácil de realizar do que os demais gêneros pela própria estrutura de construção do texto”, salienta Leda.

A coordenadora lembra que até 2015 o dia da poesia era comemorado em 14 de março, aniversário de Castro Alves. A data no país foi alterada para 31 de outubro, aniversário de Carlos Drummond de Andrade. Contudo, a celebração mundial continua em 21 de março. A comemoração foi criada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte no mundo.

 

Dia Nacional do Livro Infantil

Já para a celebração do Dia Nacional do Livro Infantil, a Semec distribuiu exemplares da obra de Monteiro Lobato, entre eles, histórias do universo do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, para cada unidade escolar. A intenção é que com o material, os professores possam estimular nos alunos o encantamento pelo hábito da leitura.

Leda destaca que cada escola e Cemeis poderá adequar a comemoração ao trabalho que já vem sendo realizado. “Algumas unidades irão trabalhar a leitura e contação das histórias de Lobato, em outras, os professores já nos informaram que alguns professores se caracterizam como personagens do Sítio”, diz. “O essencial é trazer à tona esse universo lúdico, poético, cheio de magia e criatividade das histórias de Lobato”, acrescenta.

Entre as sugestões apresentadas às escolas e Cemeis, estão opções como a decoração das salas de aula e corredores, além de desfile de personagens. “Também disponibilizamos cd’s com as canções temáticas do Sítio para que possam ser usados nas escolas. Afinal, a magia também se dá pelas canções”, destaca.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído no Brasil pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Em uma de suas entrevistas, Lobato disse que “queria fazer livros onde as crianças pudessem morar”, assim, acabou criando obras inesquecíveis como o Sítio do Pica Pau Amarelo.