Desde o dia 01 de fevereiro até hoje (12), foram 112 notificações suspeitas, incluindo professores, alunos, zeladores, secretárias e equipes gestoras das 35 unidades escolares. Desse total, até o momento, 36 testaram positivo. “O que temos hoje são pessoas em quarentena, porque assim que alguém apresenta qualquer sintoma é imediatamente afastado e orientado a procurar o atendimento no Hospital de Campanha Municipal”, diz a secretária da pasta, Lúcia Drechsler.

De acordo com ela, trata-se de casos isolados que estão sendo monitorados. “Estamos acompanhando de perto todas essas situações e até o momento não temos nenhum registro de transmissão dentro de unidade escolar. Não conseguimos monitorar os professores fora das unidades, mas os casos registrados são de profissionais de unidades diferentes ou que trabalham em alas separadas e com o monitoramento conseguimos identificar se, naqueles dias, surgiu algum novo caso que identifique uma transmissão interna”, explica.

Lúcia destaca ainda que as unidades de ensino estão seguindo à risca o protocolo de biossegurança. “Os gestores das unidades nos relataram que, com todos os cuidados que estão sendo tomados, a sensação é de muita segurança dentro das unidades”, diz.

Em casos de situação suspeita na família, a Semec tem orientado os pais a comunicarem imediatamente a escola. “Também recomendamos que se alguém tiver familiar com sintomas ou que testar positivo, procure atendimento imediato e não envie a criança para escola. Quando alguma criança vem à unidade e apresenta algum sintoma, ligamos para os pais buscarem e isolarem pelo período recomendado. Queremos inclusive agradecer os pais que estão sendo muitos parceiros neste sentido”, salienta.