Ainda em março, a Semec já destinou 2,2 mil kits de alimentação que foram montados com alimentos que compõe a merenda escolar adquiridos com recursos próprios. Na oportunidade, os contemplados, que integram o Programa Bolsa Família, retiraram os kits conforme a organização da Semec.
A titular da Secretaria de Assistência Social, Jucélia Gonçalves Ferro, também destacou que instituições que atuam como abrigos para população em situação de vulnerabilidade social, como a Casa do Oleiro e o Porto Seguro, por exemplo, podem receber estas doações.
A destinação de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi devidamente permitida pela Lei 13.987, de 7 de abril deste ano, em razão da suspensão das aulas em todas as redes de ensino por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Nossa prioridade é destinar esses alimentos para serem acrescentados nas cestas básicas das famílias com crianças em idade escolar, bem como auxiliar as instituições que atuam no apoio das pessoas com maior necessidade”, destaca Lucia Drechsler.
Coordenadora do Departamento de Nutrição da Semec, a nutricionista Sônia Lifante explica que as vistorias seguem sendo feitas em todas as unidades escolares e, de acordo com a data de validade, os alimentos serão destinados à doação, de acordo com a Resolução n°02/2020. A suspensão das aulas segue até 30 abril, conforme Decreto 432/2020.