Aproximar e redescobrir novas formas de abraçar e de ensinar. Reinventar possibilidades. Independente da forma como chamamos, a pandemia gerada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, fez com que todos os segmentos desenhassem novos contornos e foi pensando nisso que a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), de Sorriso, vem tecendo novos cenários com as unidades escolares. Uma experiência diferenciada, vem das escolas Ivete Lourdes Arenhardt e do Distrito de Primavera que há vinte dias estão trabalhando com aulas online para aproximar professores e alunos.
O resultado disso tem sido mensurado em mais amor, carinho e aprendizado, conforme conta a diretora da escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Edena Broch. “De um lado tínhamos professores com saudade dos alunos e do outro, alunos com saudade da escola, dos colegas, das brincadeiras, das inteirações cotidianas e das atividades educacionais; foi então que surgiu a ideia de usarmos as mídias digitais mais uma vez”, conta.
Edena destaca que então o coletivo passou a fazer uso de ferramentas digitais para dar aulas remotas, dando preferência ao horário noturno, a partir das 19 horas, para as crianças menores para que os pais possam auxiliar as crianças e em horário escolar normal para os maiores, que já tem mais autonomia para mexer com as ferramentas tecnológicas e realizar as tarefas sozinhos. “Foi também uma forma de envolver as famílias no trabalho. Os professores se dispuseram a trabalhar em horários alternativos buscando contemplar todos os seus alunos”, salienta.
Segundo a diretora, depois do experimento, os relatos são de professores e alunos mais felizes. Edena detalha que a adesão das famílias já chega a cerca de 90% nas turmas em que o trabalho já iniciou. “Agora vamos iniciar o processo na educação infantil”, pontua. “E tanto como mãe e professora, a experiência tem sido enriquecedora. Meu filho, que está no 5⁰ ano por exemplo, passou a fazer as atividades com outro ritmo e outra compreensão ao ver a professora e os colegas pela tela do computador”, salienta.
Quem está ansiosa pelo início do processo na ala infantil é a professora do Pré II, Solange Moreira. “Nós professores sentimos muita saudade dos nossos pequenos. Estamos todos ansiosos por esse contato visual com toda a turma; será uma forma de estreitar o laço e reafirmar aos pequenos que a ‘profe’ continua aqui, sempre pensando neles e preparando as aulas com muito carinho”, acrescenta.
O professor Marcos, diretor da Escola Primavera destaca que as aulas online na escola tiveram início com os alunos do 9º ano e estão sendo avaliadas, por pais, estudantes e professores de forma muito positiva. Tanto é que a experiência, será paulatinamente implantada nas demais turmas da escola.
Conforme a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, “A iniciativa foi das próprias escolas. Estamos pedindo que cada unidade pense em formas de se manter presente no dia-a-dia dos estudantes.
“Durante todo esse período todas as unidades se reinventaram. Tivemos a “Parada da Saudade”; o “Drive Thru Junino”; temos professores gravando vídeos maravilhosos e muitos pais dando retorno positivo. Estamos descobrindo novas capacidades com experiências positivas compartilhadas entre as unidades escolares.
“Queremos que nossos estudantes e seus familiares saibam que estamos aqui, todos juntos, sempre buscando soluções para tornar o aprendizado mais leve e significativo, mantendo o vínculo afetivo e cognitivo com os alunos.
O município atende hoje 15.415 alunos distribuídos em 35 unidades escolares, sendo 22 escolas e 13 CEMEIS. Para atender a demanda, diretores, coordenadores, estagiários e 889 professores atuam “com todo carinho preparando, corrigindo e organizando as atividades remotas desde o início do isolamento social causado pela pandemia”, finaliza Lúcia.